Chá da tarde...

Era final de tarde de terça-feira. Ela, parada no primeiro degrau da escada, olhava para o alto atraída pela algazarra dos pássaros que cortavam o céu em voos sincronizados, como se fossem a Esquadrilha da Fumaça. O céu que se estendia a sua frente era de um azul tão lindo, desses que surgem depois de vários dias chuvosos. Havia chovido muito naquela semana.

Observou as árvores lindas ao seu redor e um pouco mais a frente um lago, de um azul tão lindo quanto o céu.

Ali, parada, pensou na tarde deliciosa que passara e um sorriso se desenhou em seus lábios. Suspirou de prazer... lembrou-se da conversa fluindo gostosa durante o chá da tarde. Tinha verdadeiro fascínio por chás! Herdara esse gosto de uma pessoa muito especial, que lhe ensinou que o prazer não esta apenas na degustação dessa bebida milenar, mas em todo ritual que envolve seu preparo.

Lembrou-se da lenda do chá, que diz que ele foi criado ao acaso quando as folhas de uma árvore caíram sobre a água fervida pelo imperador chinês Shen Nung, em 2.700 antes de Cristo. Suspirou novamente, desceu as escadas e observou quatro pessoas sentadas nas muretas, distantes umas das outras. Como era final de expediente deduziu que esperavam alguém para buscá-las. Imagem de dar pena, pensou ela ao ver todos os quatro fixados na tela do celular e perdendo a visão de uma paisagem tão linda quanto aquela que ela estava apreciando.

Já fazia tempo que vinha refletindo sobre o uso das tecnologias, inclusive tinha sido um dos assuntos no chá da tarde. Falaram do quanto às pessoas estão ficando alienadas, perdendo a concentração devido ao uso continuo das redes sociais, sendo afetadas principalmente na capacidade de raciocinio.

De repente teve um estalo, iria escrever uma matéria sobre isso.

Tratou logo de sacar seu iPhone XS Max de câmera dupla e tirar uma foto para compor a matéria. Sentou-se numa mureta mais distante deles e começou a digitar o texto no iPhone mesmo, o teclado dele era ótimo.

Olhou novamente para eles e pensou: Coitados!

Entre uma linha e outra aproveitava para responder às mensagens do Whatsapp, do e-mail e dar uma olhadinha no facebook, Instagram, etc...

A paisagem continuou ali, linda... e ao lado dela cinco pessoas ao celular...

Katia Marques
Enviado por Katia Marques em 19/02/2019
Código do texto: T6579271
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.