O COIOTE


          Estou aqui sentado diante da vida que me foi dada refletindo sobre uma questão existencial. Quem se prepara para a morte? Esta questão me parece tão óbvia quanto complexa seja dar uma resposta a esta pergunta. Quem se prepara para a morte? Antes de qualquer coisa uma afirmação sina qua non: quem está vivo! Por outro lado, quando vejo uma pessoa chegar até à mim e falar que chegou a um ponto onde o divisor de águas em sua vida é a sua preparação para a morte, fico realmente perplexo diante desta asserveração.
          Penso, que a vida nos foi dada para ser vivida até o fim, até o dia em que for tomada de volta por Quem nos deu, com apenas uma  crucial restrinção a sua continuidade, a repentina chegada do anjo negro, sem aviso, de surpresa e sorrateiro. Preparar-se para esse encontro é no mínimo contraditório com a beleza da oferta do Criador, à própria vida. Como pode alguém em sua consciência plena viver para a morte? Deve-se viver para a vida, embora um dia tenhamos que abraçar aquela não querida.
          Talvez alguém que dentro de seu livre arbítrio não veja mais sentido em sua própria existência, quem nunca aprendeu a amar de verdade, sem solidariedade nem compaixão por si próprio, um egoísta profundo mesmo diante da curva final. Talvez um fumante inveterado que sufoca suas mágoas e ranços na fumaça presa em seus pulmões mesmo sabendo que aquilo vai consumí-lo ou um alcóolatra mergulhado em sua taça insignificante de vinho tinto entorpecendo suas dores!  Quem sabe um drogatício que injeta em suas veias o sangue diabólico do anjo branco ou aspira a poeira maldita a destruir seu septo nasal e sua moral. Seria alguém desiludido por um amor menor? Pela perda de alguém que tomou o trem primeiro do que ele! Não saberia eu responder este questionamento nem tão pouco dar sentido a isto. Embora saiba que o grande encontro está à frente, eu nunca estaria preparado para tal aqui atrás. Espero um dia ser pego de surpresa do que marcar um encontro de mãos dadas com o "coiote" no árido deserto em plena solidão num mundo obscuro que eu mesmo criei, ou juguei necessário ser assim para mim. De qualquer forma, seja como for, viva a sua vida preparada pra você. Faça por onde merecer esta Dádiva Divina. Da vida só levamos aquilo que vivemos!
Ricardo Mascarenhas
Enviado por Ricardo Mascarenhas em 20/02/2019
Reeditado em 29/05/2021
Código do texto: T6579849
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.