Letras da Arábia - Os deuses se desdisseram

Doce é estar na prisão e não ver grades. Cômodo é ter o bilhete de ida e volta num porto onde não chegam mais navios. Ideal é ter os pincéis, a tinta e a ideia, mas jamais encontrar as telas no mercado. Fascinante é poder partir, saber que não se quer ficar, mas já não haver país nem pais nem casa prá retorno.

A cada dia, menos flores na árvore dos gênios. A cada hora, menos santos nos altares. A cada instante, em compensação, maís solitário e assustado pela responsabilidade de comandar sozinho a caravela em mares tormentosos qual nicho de tempestades, sem bússolas ou opinião ou exemplos de heróis.

Porque os heróis morreram.

Os gênios se afogaram.

Os deuses se desdisseram.

E não é fácil estar, de novo, no começo de tudo, a cada momento. Não ter rotas nem caminhos conhecidos, situado num areal imenso onde as caravanas não passaram e não há rastros sobre o solo, estar sempre o principiante, o aluno novato, o que não sabe. Estar sempre a cobaia na proveta de cada segundo, porque já não se tem nem gênios nem santos nem heróis.

Mas é preferível isso a adorar bezerros de ouro. A aplaudir heróis de papel-moeda. A ouvir gênios de cabeça-de-vento.

Porque os heróis morreram.

Os gênios se afogaram.

Os deuses se desdisseram.

(Jeddah, Arábia Saudita, 17/07/75)

William Santiago
Enviado por William Santiago em 22/02/2019
Reeditado em 25/02/2019
Código do texto: T6581442
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.