Diário de um saudável

Acordei, bebi um copo de água em jejum, esperei 15 minutos e fui tomar café. Na mesa, um suco detox de laranja, acerola, couve e gengibre. Uma tapioca de queijo cottage e fim.
Na academia encontro um endocrinologista que entre um exercício e outro dá uma palinha pros "malhadores de plantão", malandramente:
- Beber água é muito importante, mas não se atenham ao exagero dos 3 litros por dia, afinal, água em excesso faz mal, e os próprios alimentos e sucos contém água. Além do mais, não se aprisionem aos sucos detox, não existe um fundamento científico que comprove a sua eficácia. Melhor uma alimentação equilibrada, sem restrições mas com contenção.
Em casa, arrumando para o trabalho, a TV ligada no Programa Bem Estar e bingo!
- A tapioca é um carboidrato e embora cause satisfação e não tenha glúten é extremamente calórica podendo causar ganho de peso, dependendo da quantidade diária e dos recheios utilizados. Na verdade pode ser a bomba da dieta.
Preparo o almoço ligth para levar para o trabalho: um bife de frango, salada no potinho com muitas folhas, tomate e frutas e alguns legumes. Lá vou eu!
Na hora do almoço, no refeitório:
- Você vai comer só isso? Vi ontem no Programa da Eliana um nutrólogo dizer que quanto mais a pessoa come coisas leves, mais facilidade terá em ganhar peso se comer algo fora do padrão. Coitada de você quando comer um arroz, um feijão ou macarrão e pizza, vai virar um tufão.
Comi calada. Poderia virar um tufão, de raiva, mas resisti bravamente com um sorriso.
Três horas depois, uma frutinha de leve com uns grãos e...
- Diz que a linhaça não faz bem para saúde. Que o fato de ser semente, infla no estômago e causa gases, podendo até gerar um empaturramento. Você não tem medo? Teve uma atriz que foi pra UTI depois de comer este grão...
Resisti de novo, afinal não era atriz, mas já tinha um drama.
Terminado o expediente, passo na padaria para comprar um lanche e...
- Tem um sanduíche natural com pão francês, patê de frango e muita salada. Pão integral também, mas dizem que este pão causa constipação intestinal e quem tem problema no intestino não pode.
Tudo anda tão complicado...
Voltei pra casa e lá sobre a mesa um bolo de iogurte, com leite de amêndoas e frutas cristalizadas. Antes de abrir a caixa, o rótulo:
- Este produto deve ser evitado por pessoas portadoras de diabetes ou que façam dietas restritivas de açúcar. Free glúten, free lactose, zero calorias.
Bebi água, respirei, e fui comer um pão francês sequinho e gordo cheio de margarina.
- Mas margarina é um condensado que não virou plástico só porque deixaram de quebrar uma molécula, use a manteiga de coco, é cara, mas vale a saúde.
No fim da noite um chá da Herbalife.
- Mas no Fantástico passou uma reportagem que disse que este tipo de alimento pode causar vários danos a saúde.
É tanto dito pelo não dito que comer, só se for sem pensar.
A dieta perfeita: Não comer nada. Então vamos de imperfeições pra conseguir, ao mínimo, levantar no dia seguinte.
Era uma vez um dilema.
Mônica Cordeiro
Enviado por Mônica Cordeiro em 24/02/2019
Reeditado em 16/05/2019
Código do texto: T6583236
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.