Fim da Vida

Quando o sofrimento é maior que à vida, é melhor deixar o corpo descansar.

Fernando Torres.

Morte, falar sobre ela, é assunto desagradável. É um grande tabu em nossa sociedade. Somos despertados pela a proximidade da morte ao envelhecermos, embora a morte não escolha idade, mas dentro da lógica, o idoso ocupa o primeiro lugar.

Nos meus inte não passava pela minha cabeça a ideia de morrer, depois que entrei no enta, esse presságio sempre vem me cutucar. De tanto ver e ajudar sepultar pai, mãe, filhos, irmãos, primos e grandes amigos, perdi o medo da morte, já me acostumei com ela. Sei que ela anda no ar, no mar, nas rodovias no “cano” dos assaltantes, nas balas perdidas, nos incêndios, enchentes, desmoronamentos de encostas e rompimento de barragens, Como dizia meu saudoso Vô Pascoal; “Onde está o homem está o perigo!”

Alguns escritores idosos, desenvolvem sempre temas sobre a morte. Foi através deles que valorizo à vida para dar dignidade a morte.

A morte é tão benéfica, que sou contra a pena de morte, é dar alívio ao criminoso.

Meu pai,com uma doença degenerativa, quando em lampejos de lucidez , dizia que precisava morrer. Minha mãe em seu sofrimento atroz, não aceitava argumentos eufemistas, dizia; “Não quero mais nada deste mundo”.

Há no Congresso Nacional, um projeto de lei engavetado de eutanásia, com grande resistência dos religiosos.

Lair Estanislau Alves.