(VINCENT WILLIEM) VAN GOGH, ATORMENTADO GÊNIO OCULTO

Pós-impressionista holandês. Família classe média alta, exercícios de pintura desde os 15 anos. ----- Agora filme norteamericano com ator WILLEM DEFOE, 63 anos, "No portal da eternidade". Contestação do suicídio ou assassinato do pintor em 1890 aos 37 anos; versão de um tiro no estômago e muitos dias de sofrimento. Arma jamais encontrada e nenhuma testemunha. Muitas imprecisões. Qual seu estado mental nos últimos meses de vida? Cenários do cotidiano e talvez de sua loucura - criou mais de dois mil trabalhos em pouco mais de uma década. ----- O amarelo consta de toda sua obra, simbolicamente a cor do desespero, versão de um defeito ocular, não daltonismo. Campos de trigo e girassóis. ----- Em vida, vendeu apenas um quadro, "A vinha encarnada", obra de 1888, fama póstuma após exposição em Paris, 1901. Amigo de PAUL GAUGUIN, geminiano de 7 de junho, também pós-impressionista, mas após trágico desentendimento cortou a orelha esquerda (ou apenas o lóbulo?) com uma lâmina. Irritava-lhe em GAUGUIN a facilidade de arranjar namoradas e a saúde de ferro. A depressão continuou... Mais tarde, inspirou fauvistas e expressionistas alemães. ----- Numa versão dita 'impressionista' do filme, vista como fábula, não apenas um depressivo-sofrido-amargurado que morreu pela arte. Há também a visão romântica do artista torturado. -----Hospedou-se na pensão Ravoux, em Auvers-sur-Oise, onde viveu seus últimos anos - curiosamente, caixão sobre mesa da hospedaria, cercado de seus quadros.

------------------00000000000000----------------------

NOTA DO AUTOR:

(EMANUEL) VÃO GOGO, personagem - Na verdade, seu criador foi MILLÔR VIOLA FERNANDES (1923 / 2012), desenhista-humorista-dramaturgo-escritor-poeta-tradutor-jornalista. VÃO GOGO durou quase duas décadas de publicação na revista semanal "O Cruzeiro" (1945 / 1963).

FONTE (parcial):

"Retrato impressionista e sem clichês de Van Gogh" - Rio, jornal O GLOBO, 8/2/19.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 01/03/2019
Código do texto: T6587436
Classificação de conteúdo: seguro