Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Etimologia - HEADHUNTER

Headhunter... Por que não headfinder?

Headhunter ou caça-talentos é uma pessoa ou um grupo de pessoas ou empresas especializadas na procura de profissionais talentosos ou gestores de topo.

`Esquartejando´ a palavra headhunter: head = cabeça e hunter = caçador. O meu incômodo: se headhunter procura, descobre profissionais, por que não headfinder?

Pelo que se sabe, o caçador (hunter) aprisiona, escraviza e se torna senhor da caça. Faz dela o que bem desejar. Headfinder, ao meu ver, seria mais humano. O fato é que muitas empresas já fazem constar em seu balanço social, o valor do capital intelectual empregado. Esse "capital" é propriedade da empresa. Tanto é que as tentativas de qualificação e mensuração do capital intelectual à disposição da organização, tem gerado um novo ramo denominado "Contabilidade Estratégica".

Por isso, headhunter, nesse contexto, ser mais apropriado do que headfinder. Bom, nem por isso meu incômodo deixará de existir.
AIRTON SOARES
Enviado por AIRTON SOARES em 19/09/2007
Código do texto: T658837

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Cite o nome do autor para o site http://airton.soares.zip.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
AIRTON SOARES
Fortaleza - Ceará - Brasil, 65 anos
243 textos (63106 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 12/12/17 14:38)
AIRTON SOARES