Sobre o carnaval.

Nunca me identifiquei com carnaval. Nem leio sobre. Não se trata de desrespeito à cultura das massas, pois adoro um bom samba e expressão do saber popular, mas o que detesto mesmo é barulho, suor e multidão. Sempre fui contemplativa, admiradora do silêncio para ouvir e compreender melhor. Suor... non, non me gusta.

E então eu fiquei sabendo que, na letra da escola de samba Gaviões da Fiel, o diabo havia vencido, o que provocou a fúria dos evangélicos. Não li o samba enredo, mas, os evangélicos que me perdoem, o diabo venceu sim.

Hoje, lendo a imprensa mais crítica, percebi que alguns teólogos concordam comigo. Infelizmente o mal tem vencido o bem a olhos vistos, para nosso desespero e dos nossos filhos, netos, bisnetos e que tais.

Na minha absoluta concordância, transcrevo as impressões do padre Mazuk Morais, publicado hoje no Diário do Centro do Mundo. Lá vai:

SATANÁS VENCE TODOS OS DIAS

Sim o título é pra te chocar. É a mais nua e crua verdade.

Quando um líder religioso tira todo o dinheiro de um trabalhador(a), convencendo-o de que Deus só o abençoará se ele doar o que tem à igreja, Satanás venceu.

Toda vez que um religioso utiliza de seu status “In Persona Christi” para abusar física e emocionalmente de crianças e pessoas vulneráveis, Satanás venceu.

Toda vez que a Justiça é absorvida pelo ódio, Satanás venceu.

Toda vez que dogmas estão acima do bom senso, da honestidade e da verdade, Satanás venceu.

Toda vez que o ódio nos convence que os direitos dos outros são privilégios e que nossos privilégios são direitos, Satanás venceu.

Ele vence sempre quase todos os dias.

Jesus continua sendo assassinado, no que sofre, e Satanás vence toda vez que isso ocorre.

Então, se não quer que Satanás vença, comece por você, fazendo que Deus seja vitorioso nas pequenas coisas que você promove.

Mas saiba de uma coisa muito importante: Satanás não existe. Quem vence todos os dias são os seres humanos maus e egoístas!

Vera Moratta e Mazuk Morais
Enviado por Vera Moratta em 06/03/2019
Reeditado em 22/03/2019
Código do texto: T6591026
Classificação de conteúdo: seguro