A alegria do triste

Mas o que faz um povo, em tantos aspéctos tão sofrido "esquecer dos problemas" durante este período? De onde vem a necessidade de se embriagar, adotar comportamentos de risco?

Não deixa de ser curioso observar o comportamento do povo brasileiro durante a festa mais tradicional da nossa cultura. O carnaval é uma festividade tradicional em diversas partes mundo. Tem suas origens nas celebrações de Grécia, Roma, e das festas pagãs do cristianismo. Mas sem sombra de dúvidas comemorada com maior intensidade em nosso território, e creio ser o maior marco da nossa cultura nos dias atuais, é frequentemente associado aos rasgos do nosso carater enquanto nação, e a nossa fama de povo feliz, bom anfitrião, festeiro e etc...

Eu. Particularmente vejo tristeza no sorriso da baiana que gira na sapucaí carregando sua bandeira como se representasse algo. Uma espécie de hipocrisia, essa sim característica do nosso povo. Um comportamento aprendido, talvez em tempos ancestrais na nossa formação ,quando uma mucama que acabara de sair da senzala era obrigada ao sorrir ao entrar na casa grande. Um espetáculo feito para entreter e passar a impressão de felicidade para alguns, para evitar constrangimento. Um costume que com o passar dos anos foi sendo interpretado de maneira equivocada como sinal de resiliência. É comum ouvir o comentário de que o brasileiro é um povo feliz apesar das adversidades. Será?

SilvaMD
Enviado por SilvaMD em 06/03/2019
Código do texto: T6591332
Classificação de conteúdo: seguro