A pressa é inimiga da, limpeza mesmo

Se o ditado popular afirma que a pressa é inimiga da perfeição, no que diz respeito ao saneamento,

essa, também se faz inimiga da limpeza, da ordem.

Reconhecendo que, tais realidades em pleno exercício não deixam de ser a própria perfeição.

Quem não sonha?

Com uma cidade limpa, sem obstáculos e riscos a própria integridade física, um dia breve de chuva que possamos chamar de mais um belo dia chuvoso, sem prévios alagamentos.

E queremos tudo isso como?

De imediato, não é?

A espera é evidente, mas nem sempre vem do brasileiro o ato tão imediato assim de pensar duas ou até três vezes antes de fazer o descarte apropriado de seu lixo, mesmo com ausência de uma lixeira.

Sem generalizar e jogar pra galera,

esses dias ao concluir a minha recente crônica (Um Passeio e Mais uma Oportunidade)

que trata da questão lixo, detalhando um certo abandono não do poder público mas do povo quanto a reflexão de mais conversas sobre o assunto com nossas crianças dentro de casa, e as dificuldades que possamos ter em meio a mesma, depois de concluída e postada a crônica, fiquei a pensar:

No que se refere ao ímpeto, como a coisa realmente acontece?

Quando um acompanhante ou ser próximo automaticamente joga um lixinho qualquer ao chão,

quando olhamos em volta e ah, a lixeira está tão longe...

Evitar debates desgastantes de: Ah, você acha que o meu lixinho vai causar essa degradação do solo, esses alagamentos e uma pancada de coisas que acontecem por aí? Dai me paciência, né.

E no corte de meu ímpeto em uma avenida lotada, porém em uma calçada que parecia limpinha, refleti:

E se eu esperasse encontrar a próxima lixeira?

E que mal haveria levar para casa, uma vez que tal embalagem é tão pequena.

E por outro lado, quanta gente joga coisas maiores por aí?

Não da pra ficar com essa coisa incômoda no bolso o tempo todo.

Mas... os alagamentos, os problemas dos bueiros ali, na mesma avenida que a dias eu debatia em uma roda de amigos.

Sem estatísticas, moralismo, sem grandes sacadas e soluções imediatas.

E se esperássemos mais alguns minutos, quarteirões ou a própria chegada ao destino de onde estamos indo?

Wenderson Cruz
Enviado por Wenderson Cruz em 07/03/2019
Código do texto: T6591577
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.