UM HINO E UMA NAÇÃO

Não se faz amar um país decorando o hino nacional…

Não se faz amar um país obrigando ninguém a nada…

Não se faz amar um país empurrando patriotismo goela abaixo!

Patriotismo é algo natural, espontâneo, quando temos orgulho de pertencermos a um lugar! Quando esta pátria é o espaço do acolhimento, do respeito e da educação!

Não se ama uma pátria com grosserias, com arbitrariedades, com espectros de fascismo disfarçado de preocupação nacionalista.

O Brasil, há séculos, maltrata seus filhos, com o descaso na saúde, educação e segurança…

O Brasil, há séculos, oprime e desrespeita seus filhos, com preconceito, com violência e privilégios descabidos…

O Brasil, há séculos, ri da nossa cara, com a corja de politicanalhas sugando todos os dias o dinheiro público e desmantelando municípios e estados…

Não se ama um país assim!

No entanto, amo o meu país porque penso o meu país, porque discuto o meu país, porque desnudo o meu país na esperança de que um dia, após tanta escrita e obervação dos fatos, ele consiga ser um lugar justo e bom!

O problema é que, hoje, a minha pátria não me respeita quando tenho que pagar imposto de rico não sendo rico e ver os ricos não pagarem nada, não pagarem nunca!

A minha pátria me violenta, com suas taxas abusivas, com sua pestilenta burocracia, com sua voracidade e juros estratosféricos!

Não. Definitivamente, não poderia amar um país assim. Contraria a lógica e os fatos!

Mas, a despeito disso, amo sim o meu país! O nosso hino é um dos mais bonitos do mundo! Dá arrepio de cantar!

Contudo, não é obrigando e decorando um hino que faremos um país melhor! Não será em razão disso que seremos mais patriotas!

Seremos um país sério no momento em que levarmos a sério a educação!

Quando armas são mais importantes que escolas é sinal de que há algo muito errado!

CAMPISTA CABRAL
Enviado por CAMPISTA CABRAL em 07/03/2019
Código do texto: T6591623
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.