BICHO DE LATA

BICHO DE LATA

Lá onde eu morava, na minha longínqua infância, era um lugar silencioso, bucólico e distante de tantos lugares, onde as pessoas se conheciam e davam bom dia uma as outras,

E para elas irem a qualquer lugar que não fosse na sua aldeia tinham que serem engolidos por um bicho de lata e depois vomitados por ele, era assim que eu ouvia as pessoas falarem,

Só em pensar eu tremia de medo, pois nunca tinha sido engolido por este bicho de lata.

Um certo dia minha mãe falou a meu pai que teria que ir a cidade, me levar a um tal pediatra,(eu fiquei um pouco confuso, pois meus pés eram umas das partes do meu corpo que eu mais utilizava e para mim estava muito bem), fiquei confuso pois achava que pediatra era um cara bigodudo que cuidava da saúde dos pés da gente: então sabendo que teria que ir a cidade fiquei apavorado, pois teria que ir no bicho de lata que tantos falavam.

Chegou o tão temido dia, cinzento igual meus pensamentos, fui levado pela mão por minha mãe ao encontro do bicho de lata, e lá veio ele, sacolejante, roncando e cuspindo fumaça, parecia furioso, e logo de cara engoliu algumas pessoas, eu e minha mãe fomos engolidos por ele também.

Morosamente ele se arrastou pela estrada empoeirada, sempre roncando e se sacudindo bastante, engolindo muitas pessoas e vomitando algumas também, e eu tremendo de medo, com receio dele não nos vomitar, depois de algum tempo chegamos ao lugar onde minha mãe me levaria, lá ele vomitou todas as pessoas que ainda estavam com a gente, elas saíram apressadas de dentro dele, indo a lugares que nem me lembro mais, ate que eu e minha mãe fomos vomitados, acho que foi ai que comecei a atinar alguma coisa, , nunca mais fiquei com medo de ser engolido pelo bicho de lata, pois sabia que sempre seria vomitado por ele.

Hoje, depois de crescido tenho meu bicho de lata de estimação.

*JORGE LUIS BORGES