Direto do sobrado 05 – ¨Temporada de Imposto de Renda¨

Uma percentagem das receitas do meu escritório vêm das declarações de imposto de renda de pessoas físicas muito ocupadas com outros afazeres. Há também alguns clientes que não têm a menor paciência com números e aliquotas. E outros que terceirizam tudo o que puderem terceirizar.

Oriento a todos. Não faço milagres e não consigo alterar as regras da aritmética. Existe gente muito criativa nesta área, mas não me lembro de usar varinhas a la Harry Potter nas difíceis provas de Direito Tributário.

Muitos precisam apenas reunir meia dúzia de documentos. A dificuldade para isso é impressionante. Sempre falta alguma coisa importante, e ela tende a ser encontrada na última semana do prazo para a entrega da declaração. A culpa deve ser das estrelas.

Claro que há choro e revolta quanto a valores a recolher, porque o senso comum imagina que sempre haverá restituição de impostos. Não é bem assim que funciona, mas desconfio que muitos brasileiros só leram a Constituição até a parte dos Direitos, se é que leram alguma coisa.

Mas o pior de tudo mesmo é o incrível desaparecimento das pastas de papelão.

Devolvo os documentos, a declaração em papel e em cd envoltos em uma pasta azul, geralmente. No ano seguinte tudo retorna, menos a tal pasta.

É. Eu, eternamente reclamarei da restituição da pasta azul.

Sebastian
Enviado por Sebastian em 08/03/2019
Código do texto: T6592791
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.