Os baba ovos

O maior risco a democracia no Brasil não é o Bolsonaro, tão pouco os militares que o apoiam. Em estados onde existe democracia consolidada, é normal que as vezes surjam alguns líderes mais exentricos por assim dizer, de ambos os lados, esquerda ou direita. Dependendo de qual lado está o regime antecessor que costumeiramente é tomado como a causa da insatisfação social, e o pai dos problemas que são associados a nação. Uma vez que estudar ninguém quer, mas dar palpite é a nossa especialidade, como essa crônica aqui escrita confirma, aqui vai.

O perigo ao meu ver são os baba ovos. Pessoas sem senso crítico algúm, que passam o pano, para usar um jargão popular em todos os desmandos que os governantes fazem. Individuos que agora se associam em grupos de verdadeiros zumbís intelectuais por meio das redes para apoiar a um ou outro lado.

Em uma democracia. Creio eu. É necessário que quem vota critique, que não aceite ameaças a democracia, que não deixe o governante escolhido sair da linha e se encaminhar a caminhos mais extremos. Chavões como "eu não tenho bandido de estimação", devem deixar de ser apenas expressões e se incorporarem a cultura para que a democracia seja de fato efetiva. É um verdadeiro absurdo a quantidade de sapos que está sendo engolida ultimamente.

Mais do que engolidos, os sapos tem sido explicados numa correria do tipo "não foi bem isso que se quis dizer", ou "o cara não sabia que das relações com a milícia de quem trabalhava no gabinete". São tantos os casos que já estão quase alcançando o status de inúmeros. E o mesmo vale para o outro lado, que aparentemente para os seus seguidores tem o unico defeito ser bom demais e foi apenas vítima de uma armação do nivel das que o esqueleto preparava para o He-man.

Não quero tomar partido, apenas observar que em minha opinião a maior ameaça a democracia não está nos líderes dos movimentos populares que atualmente se manifestam em nossa sociedade, e sim na multidão de baba ovos presentes em ambos os lados do debate político que são capazes dos maiores atos de contorcionismo mental para se adequar as atitudes daqueles que eles deveriam observar com os olhos críticos de uma mãe que deixa os filhos aos cuidados de alguém.

SilvaMD
Enviado por SilvaMD em 09/03/2019
Código do texto: T6593632
Classificação de conteúdo: seguro