__________________________________________É mentira, Presidente?
 
Bom-dia!

Meu aprendizado da Psicologia foi por observação, já que essa ciência está em todo lugar. E anteontem, (11), ao assistir pela TV a enxurrada de tópicos de falsidade política, minha netinha me pergunta por que existe a mentira. Fácil? Não. Mas respondo. Mesmo que ao modo meio teatral. E ao chá, na ausência dela, a sua pergunta se torna a epígrafe da conversa.

Nos livros, aos dois ou três anos de vida, tende-se a iniciar a comunicação. Desde aí, olha o possível: a mentira. Mas nisso, um seríssimo: os pais, incontestavelmente, são o exemplo das crianças. E são captadas a mentira verbal e a de comportamento, que vocês sabem.

Aí, vai que a vida se forme entre os pilares da mentira? Ai, ai! Risco de a pessoa sofrê-la patologicamente, que, no pai-dos-burros, é a mitomania: mentira e fantasia desenfreada. E em todos os canais de TV, o destaque: as Fake News do nosso Presidente da República.

Que chato! À pesquisa de certa agência, o Presidente, em 68 dias de Governo, deu 82 declarações comprovadamente falsas ou distorcidas. O que há com nosso Chefe? Aprendizado em criança? Só pode. Busquei o CP, art. 342, e a pena: reclusão de 1 até 3 anos e multa, vide Lei...

De volta a casa, um bar. Busco aqui a última conversa da noite. Recinto meio cheio, o dono, eleitor do Fake, disse um, só serve bebida se o boêmio cantar o Hino Nacional, e até agora nada serviu. Pergunto a um seco por um golinho se um chefe de nação pode ser preso por mentir. E ele, de pronto: “Não. O nosso Presidente tem é de se tratar”. [Risos]

Vai, Presidente, diz que é mentira, vai!

Ótimo café!
Brisas, 13 de março de 2019.
 
Chicco Árboles
Enviado por Chicco Árboles em 13/03/2019
Código do texto: T6596688
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.