É a doença com sigla em inglês?

Depois de receber, ininterruptamente, a visita daquela mal fadada senhora (por 3 dias consecutivos), no mesmo horário, acompanhada de coriza, olho caído e lágrimas, já era hora de procurar ajuda. Foi então que recebi a indicação do famoso Dr. Henrique Carneiro, que na capital mineira muito se destacava por seus feitos em cefaliatria.
- Então Mônica, depois da anamnese levantada via entrevista direta e respostas dadas ao questionário, além do exame clínico, sinto em lhe informar que não se trata de uma nova versão de sua migrânea (enxaqueca está fora de moda, caiu em desuso) nem tampouco de um AVC hemorrágico (ou não), ou um aneurisma cerebral. Temos um caso de Cefaleia em salvas.
Enquanto ele lavava as mãos no toalete, pós atendimento e logo depois transcrevia as anotações para o computador, avassaladoramente, retirei da bolsa o celular, abri o Google e “tibum pá”: o que é cefaleia em salvas? Ele nem conseguiu perceber a falta de educação que havia cometido, estava preso ao computador e digitava compulsivamente como se datilógrafo fosse (ou era). Só consegui ler a expressão em inglês e seu significado, guardando o conceito de que era uma doença crônica e que durante a crise, muitas pessoas, em virtude da intensidade da dor, tentavam suicídio. Apaguei a pesquisa guardei o celular e tensa perguntei:
- Dr. é aquela doença de sigla inglesa que os portadores tentam suicídio?
- Seria cômico se não fosse trágico, você já havia consultado com o “Dr. Google” e aprendeu com o Wikipedia? Calma, menina! Assim que terminar o relatório vou lhe explicar com detalhes.
Ansiosa que sou e pensando rápido como um jato, já havia organizado a minha pós morte mentalmente umas três vezes, em 5 minutos: como será de agora em diante, como meus familiares receberão esta notícia, parei de pagar o auxílio funeral pra ser cremada por influência externa, como será minha morte?? Tudo transcorria naturalmente, já tinha morrido umas 3 vezes, de formas diversas até que ele me tirou da desordem:
- Nossa Mônica. Ainda bem que não temos nada mais grave, agora precisamos investigar um pouco mais outras vertentes, prevenir os ataques (já me vi num campo de guerra com colete à prova de balas e armas de fogo). Vamos às explicações. Existem aproximadamente 150 tipos de dores de cabeça, o diagnóstico é por exclusão com base nas informações prestadas. Dor súbita, incontrolável, da qual não consegue fugir e tem vontade de estar em atividade o tempo todo, mais a coriza, oncologista caído e a lágrima somente no olho caído são indícios de uma doença chamada cefaleia em salvas. É crônica, mas se bem cuidada, as crises podem diminuir ou cessar totalmente em seis meses.
Fiz uma viagem interplanetária até o corpo em cuja alma estava eu ( já pedindo clemência à São Pedro que me recebia na porta do purgatório) para garantir a minha ressurreição, nem era tão mal assim. Preocupada com o que? Apressada, come cru, afobada)
- Ah, Dr. Henrique, que notícia boa. Vou até comemorar com um chocolatinho, porque pra enxaqueca, digo migrânea, desculpe o lapso, isto é inadmissível.
- A cefaleia em salvas é dolorosa, conhecida de fato, pela quantidade de pessoas que não suportam a dor e tentam contra a vida. Mas apenas 3 a cada 1000 pessoas são diagnosticadas com a doença e duas são homens. Viu como entrou para as estatísticas sem nenhum esforço? Vamos entrar com um medicamento preventivo e daqui há 12 meses você retorna para avaliarmos o tratamento, trazendo consigo os demais exames.
- Verdade Dr. eu perco a cabeça, mas não a dignidade. Sou a exceção à regra geral! E por falar em “dignidade” a mulherada na sala de espera estava eufórica com o tal botox. Dizem que é a “última moda” prescrever o botox pra dor de cabeça. Não vou ser contemplada com o bilhete da mega Sena para ostentar na recepção?
- Para cada paciente um diagnóstico e um tratamento específico, Mônica. No seu caso, não tem indicação. E tem tanto paciente que sai daqui frustrado porque o “Dr. Henrique” não prescreveu o “remedinho mágico das celebridades”. Mas o botox, na medicina curativa não tem vinculação estética, posto que são 39 pontos na cabeça, exceção a testa que entra no grupo, as demais passam longe da linha imaginária da ditadura da beleza. Tem pessoas que confundem alho com bugalhos (E um dos sujeitos ativo da frase era eu, que queria aproveitar da oportunidade para esconder umas marquinhas na face que o tempo trouxe, mas não deu).
Mônica Cordeiro
Enviado por Mônica Cordeiro em 21/03/2019
Reeditado em 16/05/2019
Código do texto: T6603258
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.