CONVERSA ÍNTIMA

Cansei-me de conversar com tanta gente, sem nunca chegar a um melhor entendimento. Recolhi-me ao meu canto, e convidei a mim mesmo para um bate-papo. Ali estava eu, trocando ideias comigo mesmo, quando fui bruscamente interrompido por um sujeito intrometido e mal educado. Pedi para eu mesmo aguardar um pouco e perguntei já irritado: quem é você seu intrometido? E ele respondeu: Sou o Chefe do “sistema”, e a minha ordem é que vocês nunca conversem consigo mesmos, o que poderia provocar o entendimento. Vocês devem conversar exclusivamente uns com os outros, pois o seu complexo sistema de comunicação, com todos os ingredientes da astúcia, do sofisma, da cobiça, da inveja, do orgulho e do ódio, produz de forma ininterrupta e infinitamente, o desentendimento entre todos, que é o meu principal alimento fornecido a vocês, e também o principal combustível do meu “sistema”. Além disso, se muitos de vocês ficarem conversando consigo mesmos vocês poderão passar para o “outro lado”, e lá eu não sou o Chefe, aliás, nem posso entrar. Ouvindo isso, perguntei onde é esse “outro lado”, e ele respondeu: é o lado onde eu estive, mas fui expulso e confinado aqui neste deserto (Judas 1;6) onde vocês também estão. Como eu não posso voltar para o “outro lado”, não permito que vocês também voltem, pois isso levaria à falência o meu “sistema”. Por isso, eu lhes ofereço um cardápio bem planejado, com todos os atrativos gastronômicos que vocês adoram... São as minhas iscas para a minha pescaria! Eis que nesse instante tocou o meu celular, tirando-me das reflexões, e era um velho amigo me convidando para mais uma daquelas boas e completas farras que fazíamos sempre, em atraentes companhias. Pensei um pouco, titubeante, respondi que desta vez não iria, pois estava com uma visita me aguardando para terminar uma conversa. Voltei onde eu estava esperando, e reiniciei a conversa comigo mesmo, despedindo o Chefe do “sistema”. Então, tomei uma decisão: Não vou mais me abandonar; nunca mais. Em seguida, liguei para o meu amigo das farras: Amigo, nunca mais vou participar das farras, porque acabei de morrer para um “lado” e nascer para o “outro lado”. Estou tirando férias e vou viajar com meu novo Amigo que vive no meu interior. Vou recuperar o tempo perdido, pois tenho muita coisa para conversar com ele, “cara a cara” e com toda a franqueza. Creio que ocorrerão muitas mudanças, já iniciadas pela exclusão das farras... Até breve, oxalá eu venha a encontrá-lo no futuro próximo... Mas, do “outro lado” também! (Romanos 13;11 a 14)

Edgar Alexandroni
Enviado por Edgar Alexandroni em 23/03/2019
Código do texto: T6605560
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.