Herança

Herança. Palavra sucinta para designar o direito dos filhos às posses que os pais constroem durante a vida. Designa também as obrigações para as dívidas e débitos que os vivos deixam para os seus queridos após a sua morte. Mas a herança só vale para quando nossos queridos falecem? Será que só devemos vê-la nesse momento e descartar todas as influências que essas pessoas causaram em nossas vidas?

Creio que não. A herança passada nos aprendizados sutis e enormes que aprendemos com a vida, como reunir os amigos para ver um filme ou trocar dois dedos de prosa, por que um dia você também foi chamado para um evento desse tipo. E, sem esperar muito, teve uma ótima diversão. Leve, sem cobrança, sem estresse. Só o tempo que passa sem se sentir, sem se ver, mas se curti e desdobra em boas memórias...

Outro tipo de herança interessante e que poucos comentam reside no fato de você "herdar amizades". São aquelas amizades que você cultiva, conhecendo a partir de outras pessoas. Sabe aquele amigo de amigo? O famoso "colega"? Pois é, essas pessoas que conhecemos em um evento em comum, do qual não esperamos nada e, de repente, acaba virando um amigo. Melhores amigos. Muitas vezes, paixões. Sem querer, percebe-se adentrando das prosas leves a papos complexos, complicados e tudo, por um acaso. Por que um dia você foi pra uma festa ou um café e conheceu uma pessoa imprescindível pra sua vida. Sem saber, sem querer, mas se dando a chance de conhecer, o que torna a vida formidável em suas nuances e detalhes.

Sensacional também pela criança que, em suas primeiras explorações, começa a seguir os passos dos pais. O pai artista e o filho vibrante ao sorrir para esculturas que encontra nos museus, na rua, nas obras do pai. Quer tocar, brincar, mexer. E tudo isso sem forçar, herdando a paixão do pai. Simples assim.

Porque herdar está muito além de uma noção jurídica, pura e simples. Vai depender do contexto. Do estado de espírito. Das conexões e experiências que constituímos ao longo da vida. Bem como das impressões que causamos nos outros ao longo do caminho. Herdar também pode ser um meio de ensinar, de brincar, de compartilhar. Herdar faz parte da vida.

Andarilho

Rousseau e o Andarilho
Enviado por Rousseau e o Andarilho em 23/03/2019
Código do texto: T6605792
Classificação de conteúdo: seguro