Num país

Num país onde quem legisla não conhece de leis, onde o preconceito muda sua roupagem e tem como pano de fundo a insustentável disparidade social, é lúcido sustentar uma democracia?
Num país onde concursos públicos possuem cotas de raça não atesta legalmente a "ignorância" dos miscigenados?
Num país onde a "senhora justiça" presenteou os parlamentares com a imunidade não nos transforma em cúmplices, já que são eles nossos representantes, e nós a eles delegamos poderes e atestamos nas urnas, oficialmente?
Num país onde alianças de grupos políticos "trapaçam" a noção de dignidade pode ser livre?
Num país onde a mídia se desloca da esquerda para a direita, de frente para trás, do centro para os extremos e a TV é o meio de comunicação universal como os leigos buscarão a verdade, se estão, em sua maioria, lutando pelo pão de cada dia?
Num país onde os condenados por crimes diversos (exceto os de colarinho branco) são enlatados, amontoados e violentados é possível reinserção?
Num país onde a espiritualidade é mística e as religiões e filosofias de vida tem coragem de contrapor o Mestre e "lavar as mãos" feito Herodes não é alienado?
Num país onde a corrupção virou cena de novela e a imagem de "Monalisa", agora estampa a face de muitos dá para crer na justiça?

Queria falar de democracia, mas perdi o fio. É que nossas escolhas, ah nossas escolhas... E entre eleitos e eleitores...
Democracia não é isso? Direta ou Indireta? Faculdade ou imposição? Razão ou emoção?
Eis o povo no poder e o poder do povo! É um direito, de fato! Mas tem alguns que não entenderam. E haja cartilha explicativa, manual de instruções, tradutor. Que dia viu, que dia pra democracia...
Mônica Cordeiro
Enviado por Mônica Cordeiro em 26/03/2019
Reeditado em 18/05/2019
Código do texto: T6608363
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.