Tempo Abreviado

O ano já passou da metade, e a impressão que temos é que ele começou ainda ontem. O que aconteceu com o tempo? Sinceramente não sei. O intervalo entre o nosso despertar e nosso adormecer está se tornando cada vez mais rápido.

O dia está curto demais, ou os nossos afazeres cotidianos é que aumentaram muito nos últimos anos. Passamos num corre-corre tão grande que o dia necessitaria de no mínimo ter trinta e seis horas para podermos realizar todas as nossas tarefas.

O que sê, são pessoas que mal se cumprimentam nas ruas, ou quando muito um aceno de longe e nada mais. Filas intermináveis nos bancos, nas lojas, no estacionamento, nas ruas, no transito, nas rodoviárias, aeroportos. Ufa! Pessoas mal humoradas e estressadas.

Já tentaram ir ao banco em dia de pagamento ou após um feriado prolongado? Sim todos nós sabemos muito bem o que isso significa.

Pra onde está indo o bom humor, a cordialidade, a educação e respeito entra as pessoas. Não coseguimos mais sermos gentis e educados, ou será que a própria situação é que nos obriga a agirmos assim. Afinal quem resiste a um transito lento e barulhento: buzinas, sirenes e gritos dos motoristas. Sem contar o atraso nos compromissos e ter que aguentar o chefe irritado e a enorme perda de tempo num transito parado.

Podemos dizer assim: no mundo de hoje tudo tem que ser muito rápido, tudo acontece de forma muito ágil, o mundo gira na velocidade dea internet, tudo simultâneo, tudo em tempo real. As noticias chegam de forma instantânea ao acontecimento, e o que aconteceu do outro lado mundo, nos chega na hora exata dos acontecimentos.

Com o telefone celular, que hoje se tornou algo indispensável, as pessoas se comunicam esteja elas onde estiverem. Coisa que alguns anos atrás era apenas sonho. Enfim a tecnologia não tem limites. Ela é muito boa, resolve situações que seriam impossíveis de serem resolvidas. Com ela se fecha negócios e também muitas vidas são salvas. Tudo porem tem seu preço, quantas vezes num belo dia de folga toca o telefone celular e o nosso patrão nos convoca para uma reunião urgente, ou então para resolver um problema inesperado que aconteceu na empresa.

Acabou-se o tempo em que o expediente de trabalho tinha hora para começar e terminar. Hoje não se tem hora para nada, nem para entrar e muito menos para sair. Trabalha-se de dia e de noite, madrugada, sabados, domingos e até feriados. tudo em nome da empresa, das metas e objetivos que ela nos coloca. E se não for assim, o mercado de trabalho, nos troca por alguém que aceite as suas condições. Acabamos ficando refém de uma situação onde somos obrigados a viver esse ritmo de vida ou somos excluídos do trabalho e da sociedade de uma forma geral.

Um dia desses, num raro momento de tranquilidade na minha apertada agenda de compromissos, comecei a imaginar e a fazer um parâmetro, de como seria bom viver a vida numa época mais antiga. Numa época onde o meio de transporte era o cavalo e as charretes, a rua calma e sem o transito infernal, sem buzinas e ronco dos motores. Sem fumaças e motoristas estressados. As pessoas poderiam andar tranquilamente pela cidade sem o medo de assaltos e da violência urbana.

Era comum as pessoas passearem pelas praças e se sentarem nos bancos para lerem jornais, alías o jornal era o único meio de comunicação. Ou simplesmente para jogarem conversa fora.

Fico imaginando como seria interessante viver sem televisão, telefone e tantas outras coisas, que por um lado nos ajudam, e por outro tomam tanto o nosso tempo. Quanto tempo não se perde na frente da televisão, muitas vezes assistindo qualquer porcaria que nos obrigam a ver por pura falta de opção.

Certa vez escutei a minha avó dizer: o tempo está abreviado. Confesso que na época, não entendi direito o que ela quis dizer com essa frase, e também não dei muita importância a ela. É comum aos jovens não darem muita atenção ao que os mais velhos falam. Agora depois de algum tempo, eu mais maduro, pude refletir e a entender melhor o que ela queria me dizer. Mesmo ela tendo razão, eu discordo um pouco dela. Acredito que não é o tempo que rege o mundo que está ficando abreviado. E sim o tempo particular de cada pessoa. Cada vez mais se vemos obrigados a cumprir mais e mais tarefas, é trabalho que não tem fim, é crianças na escola,natação, inglês, pagar contas, lavar o carro, passear com o cachorro, navegar na internet, reuniões, jantares. E assim o tempo fica cada vez mias abreviado.

Essa é a vida moderna, cheia de coisas boas e importantes para o nosso dia-a-dia. Porém temos de conviver com todas as suas consequências. Precisamos saber tirar o máximo proveito dela e procurar saber dosar as coisas para que tenhamos uma vida produtiva e ao mesmo tempo gostosa de viver. Devemos procurar brechas na nossa agenda, para podermos relaxar e esquecer a correria do dia-a-dia. Procurar ter mais contato com as pessoas que amamos, e reservar algumas horas da semana para podermos cuidar de nós mesmos. "E que tal de vez em quando deixarmos o celular desligado."