ACADEMIA
Há alguns dias atrás preocupado com minha saúde resolvi ir para uma academia de ginástica fazer uns exercícios físicos, algo essencial para o nosso corpo.
Enquanto fazia minha corrida na esteira de aquecimento para depois pegar no mais pesado ficava a observar homens e mulheres em seus exercícios quase religiosos, eram os mesmos todos os dias.
Bem, até aí tudo certo, cuidar da saúde é um bem a todos.
Porém é fácil perceber que muitos que estão ali no “sacrifício” parece não estar nem um pouco preocupado com a saúde, mas sim com um narcisismo sem limites. A cada “puxada de ferro” olham-se no espelho como se estivessem admirando o próprio Zeus em pessoa e divindade, deus maior das antigas sociedades gregas.
Eu ali paralisado em pensamento e pegado em meu exercício físico de vez em quando ficava me perguntando: será que depois de algum tempo fazendo exercícios físicos e vendo os músculos crescendo também iria me apegar tanto ao espelho? Logo eu que nunca fui muito amigo do meu próprio reflexo!
Mas enfim, antes dos músculos crescerem tive que abandonar a academia devido a falta de tempo e não deu para saber se esse narcisismo acirrado faria parte de uma rotina diária que rondam a maioria das pessoas que frequentam as academias.
Penso que não, talvez a única academia que faria acender uma ponta de narcisismo e satisfação em mim seria a Academia de Letras um dia, ai quem me dera. Mas isso fica por enquanto apenas no mundo das ideias, aquelas grandes utopias que temos na vida.
JOEL MARINHO