A menina que observava.

Eu lendo um livro na área de casa em um fim de tarde. Faltavam apenas umas 50 páginas para o fim. Era um livro que estou finalizando. Nesse instante, minha sobrinha de 3 anos pede para sentar comigo e ver o livro. Peguei uma cadeira e pus ao lado da minha para ela senta-se. Ela é curiosa, no bom sentido. Então, logo me pediu para ver o livro. Eu disse: “Titio está lendo, Ana”. Mas ela insistiu: “ Mas eu quero pegar”. Então deixei ela pegá-lo e, por alguns minutos, folheá-lo. Dentro dele ela encontrou um panfleto que tenho guardado como marca página em que estão as imagens do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração Maria. Logo ela me falou: “ Esse é Jesus”. “E essa?”, Perguntei. “É a Malia”. - respondeu ela com seu jeitinho infantil. Recolhi o livro para continuar a leitura interrompida. Ana continuou com a imagem em mãos. Minutos depois ela novamente me cutuca e diz: “ Titio, o Jesus está dodói” - estava com um olhar surpreso e também triste. Olhei buscando esse machucado. Observei o Sagrado Coração ferido. Concluí, com certeza, que era aquilo que ela se referia. Adultos sempre estão certos. Adultos sempre estão com a razão. Mas preferi perguntar: “Onde está o dodói, Ana?”. “Aqui, titio. Nas mãos Dele”. - ela apontou para a mão direita e esquerda dela mesma. Ali fiquei parado vendo a simplicidade e, ao mesmo tempo, profundidade de observação daquela menina. Silêncio. Em seguida perguntei: “ E o que você vai fazer com o dodói de Jesus, Aninha?” Ela olhou para as imagens dos Sagrados Corações, beijo-as e disse: “Vou beijar, titio”. Continuei a leitura encantado e humilhado pela piedade daquela criancinha. Continuei a leitura encantado e humilhado pela piedade daquela criancinha. Compreendi a sabedoria de Mt 19, 13-15. Compreendi Teresinha do menino Jesus e sua pequena via. As Chagas Dele são muito pequenas para uma pessoa engrandecida pelo seu orgulho, vaidade, soberba, etc… entrar. Ele entendia que para entrar nessa pequena abertura é necessário ser pequenino. É como uma pequena porta que você precisa abaixar-se, curvar-se para entrar. Os endurecidos e orgulhosos nunca entrar por não saberem diminuir-se. Minha sobrinha estava apenas ensinando a mim aquilo que Ele ensinou em Mt 11, 25 (escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos).

Ricardo R Marques
Enviado por Ricardo R Marques em 05/04/2019
Reeditado em 05/04/2019
Código do texto: T6615866
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.