Encasquetou com esse negócio de crenças limitantes e foi procurar um coach para ajudá-la. Como estava há pouco mais de dois meses na cidade não conhecia ninguém. Viu na sessão de terapia uns cartões e os pegou. Em casa, antes de ligar, pra não se apossar de dúvidas quanto aos profissionais fez justa a sua escolha usando um dos métodos mais sólidos da contemporaneidade, “uni duni tê”: É ele. Cartão azul do céu, anjos de fundo, escritas em itálico, negrito e sublinhado, no canto esquerdo uma fotografia que parecia Photoshop, cabelos pretos lisos escorridos e os dentes feito dentes de leite. Sem pensar duas vezes ligou:
- Você ligou para o Coach da Vida, nós não nos limitamos, por isso não se limite, mas delimite. Após o sinal, deixe o seu recado para que possamos entrar em contato no horário comercial, mas antes, saiba que vencer suas crenças não tem preço, mas sim valor. Visite o nosso site www.crencaslimitantes@coachdavida.com e conheça os nossos preços promocionais. Como estava disposta a vencer suas crenças lá foi ela. Entre vídeos, imagens e artigos viu-se meio perdida, como se visse um novelo de lã embolado. Eram muitos conceitos, o homem dos dentes perfeitos e da paixão pela mãe, tinha lhe despertado segurança. Não tinha mesmo preço era de valores que estavam falando e foi conversar como marido.
- Desde que perdi o emprego estou me sentindo tão sozinha, amargurada. Digo, estou me sentindo tão solitária, deprimida (precisava usar as palavras do coach). Todas as vezes que procuro uma resposta fico angustiada. Digo, toda vez que me questiono, tenho insônia, desejos de acabar com a vida, digo de acabar com a dor e o sofrimento.
- Maira, eu te entendo. Também me sinto assim, às vezes. Vou lhe arrumar um psiquiatra.
- P SI QUI A TRA? Doido? Não preciso de psiquiatra. Preciso de cuidado, de atenção, de carinho, de respeito. De uma conta bancária frouxa, de botox, de cirurgia plástica na barriga, de progressiva no cabelo e de um coach da vida,  para rever meus conceitos, ser uma melhor pessoa, me relacionar melhor com o mundo, e melhor com você.

- Tudo bem Maíra, é só planejar por etapas que conseguiremos fazer tudo, ok. Mas agora me deixa trabalhar porque tenho um prazo amanhã.

Maira não estava satisfeita, mas decidiu colocar tudo no papel. Inclusive o tratamento conching. Não demorou muito e constatou que o tratamento ora citado era o preço de um dos pedidos que havia citado, então viu que era fácil e decidiu fazer.

No dia seguinte, se arrumou toda pegou algumas economias e partiu para o instituto. Chegando lá deu de cara com o coach que estava de saída para uma viagem internacional. Olhou bem bisbilhota pra ele e viu que as olheiras estavam lá fazendo um sulco, o cabelo desbotado mostrava a fragilidade da tinta e os dentes eram brancos mas pareciam pouco naturais, tipo os peitos da Sarinha sua vizinha que tinha colocado silicone. Ao olhar para a secretária que estava tipo um pião rodopiando e escrevendo enquanto ele dava ordens ficou perplexa: não seria ele um estereótipo perfeito da mistura de monge budista com Cristian Gray? E depois de vê-lo saindo às pressas para um voo que partiria em 28 minutos, estressado, mal humorado e sem educação, além de falando ao telefone, ter xingado a mãe aobmenos 3 vezes, ela ficou imóvel. Quando de repente no meio daquela “meditação chocada estou” disse a secretária:

- A senhora precisa de alguma coisa?
- Ah não, digo a sim. Queria saber mais informações sobre o coach e os planos individuais.
A menina pegou uma tabela e começou a somar números até apresentar a proposta. Para atendimento individualizado temos esta promoção. É pegar ou largar.
- Ah sim, muito bom. Mas antes queria fazer umas perguntinhas. Curiosidade mesmo.
- Pois não?
- Ele age sempre assim? Nervoso. O cabelo dele é natural? E os dentes? Qual a profissão dele?
- Ele está alterado ultimamente, agenda muito cheia. Ele pinta de preto, mas não tem tempo de ir ao cabeleireiro; sobre os dentes colocou aquelas lentes que a Simaria da dupla sertaneja colocou, no mesmo médico. Ele é padre. Mora sozinho porque a mãe e ele são incompatíveis.
- Como assim, padre. Não pode ser. Um padre coach que age desse jeito? Estranho.
- Mas senhora, vamos fazer a inscrição, podemos dividir em 6 parcelas, sem juros, e a senhora ainda ganha o livro “Crenças Limitantes - Um voo rasante na alma humana” sem nenhum custo adicional. Além do mais, temos vários produtos no site com desconto. Você não vai se arrepender.
Maira estava perplexa com tudo aquilo mas sem graça por não aceitar a oferta. Então pensou numa estratégia.
- Sabe o que é moça, é que sou semi analfabeta e quando li no cartão que recebi do psiquiatra deste coach da vida escrito acabe com sua crença limitante, entendi acabe com sua encrenca limitante e pensei ele vai acabar com meu marido. 
A moça me olhou fez um gesto pro segurança e ficou aguardando-o levá-la até a porta. De lá soltou uma risada feito bruxa, acenou pra moça e disse que voltaria em breve.
A moça assustada, falou baixinho como segurança: essa mulher é louca.
Em casa, chega o marido e diz:
- Andei pensando na sua fala e decidi também fazer este curso de crenças limitantes. E para lhe fazer uma surpresa comprei o pacote especial individual! Olha.
Maira olhou para ele como quem olha diretamente pro ódio e disse com raiva:
- Você nunca me deu um presente assim! Que ódio. Que encrenca. E começou a chorar.
O marido sem nada entender pegou os papéis e pôs sobre a mesa dizendo que ela era louca. E era!
Mônica Cordeiro
Enviado por Mônica Cordeiro em 05/04/2019
Reeditado em 05/04/2019
Código do texto: T6616193
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.