Liberdade para aprender e ensinar

Todo mundo tem ânsia de aprender . Nascemos para aprender. Alguns mais,outros menos.O certo é que todos aprendem algo e ensinam também.

Mas quem disse que quando se aprende,não se ensina?Quem pensa o contrário,é no fundo muito egoísta,não enxerga a sua volta as coisas acontecerem e nem pra frente, no seu futuro. Em todos os lugares podemos aprender ,mas é na escola,como instituição ,que aprendemos e aprimoramos nossos conhecimentos.

Há escolas e escolas.De todas ideologias e metodologias. Tem aquelas de última geração,sempre a um passo do nosso cotidiano,onde o futuro está em nossas mãos e a tecnologia é a master. Também existe aquelas que estão "engatinhando" no jeito de ensinar,meio paradas no tempo,que não acompanharam a evolução das coisas ,onde os alunos ainda são só números,não considerados no seu todo,com sentimentos, objetivos,falhas,sonhos e com famílias ,muitas vezes ,desestruturadas que precisam algum auxílio.

Já estamos tão acostumados a ver nas mídias,notícias sobre o poder da escola e o que ela emana na sociedade escolar e não nos damos conta que o século XXI chegou,trazendo mudanças consideráveis nos mais diversos setores dela.

Uma dessas mudanças é a liberdade de aprender e a liberdade de ensinar . Parece dois eixos bem distintos entre si,mas estão muito interligados.

Quem aprende também ensina e vice-versa. O hábito dos dois cria um vínculo,um costume ao mesmo tempo,que só vai crescendo,se aprimorando.

Assim,a escola deve ser o refúgio do saber,daqueles que ensinam e daqueles que aprendem. Entretanto,não é isso por conseguinte que aparece,às vezes,pois além de escolas sucateadas,problemas de caixa ou de indisciplina escolar,há professores fora de suas áreas exercendo outras funções nos educandários,tentando ajudar no que dá e por vocação a sua escola.

E entre todas as mudanças pelas quais a instituição escolar está passando,uma que é raro de ver são professores exercendo cargos de gestores,antes nomeados diretores ,o qual é o ápice de chefia dentro de um educandário. O ruim em alguns casos é que certos gestores esquecem do seu verdadeiro papel - na vida de seus pupilos e funcionários - e quase a principal preocupação é com o status que exerce na sua comunidade . O profissionalismo é deixado de lado e o lado pessoal fica em voga.

Porém,a vida é muito circular e o aprender e o ensinar também. Quem não aprendeu a exercer a liberdade disso,certamente uma hora,terá que desenvolvê-la,do contrário,ficará para trás,seja escola ou seus profissionais.O sistema todo.