De que são essas lágrimas

As pessoas não duram para sempre. Fomos feitos para sermos eternos, talvez por isso sentimos o agora como se não passasse, ao invés de observarmos que ele passa mais rápido do que podemos perceber.

Juntamente com o tempo, passam as pessoas a quem amamos, quando não nós mesmos.

Infelizmente, gastamos nossa energia em resistir, quando deveríamos ceder. Em evitar, quando deveríamos abraçar. Gastamos a nossa energia em emudecer, quando deveríamos dialogar, em fincar o pé e dizer que estamos certos, quando deveríamos reconhecer os nossos erros e consertar os nossos caminhos. Gastamos muito tempo afastando de nós justamente as pessoas que mais nos amam, quando deveríamos expressar por elas ao menos a gratidão.

E o tempo vai passando...

E quando vemos, muitas vezes, ouvimos o conselho da juventude e desprezamos a experiência dos mais velhos, desprezando assim ao próprio dono da experiência.

Queremos demais viver a própria vida, esquecemo-nos de que uma andorinha só não faz verão, aliás, foi o próprio Criador do homem que expressou que não é bom que o homem viva só. Infelizmente, tornamo-nos muito sabidos e deixamos de ser sábios.

Quando porém, o tempo findar, quem sabe para estes, quem sabe para aqueles, já não haverá lugar para o abraço, nem para o perdão. Os braços frios e inertes que um pouco antes estiveram calorosos e abertos ao colo e ao abraço, agora estão cerrados pela morte, tão ignorada, embora tão conhecida de todos.

A voz do conselho, antes desprezada, agora silencia-se, embora desejada.

No meio da estultícia, há quem despreze estas palavras e sorrindo entre a ira contida e sarcasmo esbanjado, pensa: Quantas palavras sem sentido!

Toda via, nem toda via leva à paz de espírito, mas certamente o ouvir e meditar conduz ao estreito caminho que leva a Deus. E, faz bem aquele que não ignora que o tempo e as pessoas passam e o modo como as tratamos dirá muito das lágrimas que choraremos, mas, certamente, são mais salgadas as lágrimas de arrependimento do que as lágrimas da saudade.