DIA DE CORPUS CHRISTI - A FESTA DA EUCARISTIA

FESTA DA EUCARISTIA – DIA DE CORPUS CHRISTI –

UM DEUS QUE SE FAZ ALIMENTO

Jesus, para viver sua missão entre nós, precisou de uma família, de uma família de fé, e se tornou filho de Maria e José.

Após acolher, chamar, ensinar, curar e enviar, Jesus na sua limitação humana, foi rejeitado, excluído, condenado e morto.

O Amor não foi aceito por uma parte dos homens. Mas o Amor venceu. Ele superou a morte e nos recuperou a Graça perdida.

Mas antes de sua Morte e Ressurreição, Ele, a Sabedoria, deixou-nos um grande presente, seu Corpo e Sangue para nos alimentar na caminhada de fé e na vida de amor.

A vida é sempre um processo, um dia somos filhos na aprendizagem, mais tarde, somos chamados a ser formadores.

Nossa missão é gestar o outro, o nosso próximo, com o nosso testemunho de vida. Sabemos que é muito difícil esta missão.

Por isso, Jesus é o nosso grande formador, o nosso Mestre espiritual, porque através da Eucaristia, do dom de seu corpo e sangue, Ele nos alimenta, como os nossos pais quando éramos pequenos. Alimenta o nosso Espírito, fazendo-nos crescer, devagarinho, tanto na fé quanto na experiência de vida.

E, então nos tornamos gente de verdade, nos tornamos mais humanos, amando-nos, uns aos outros, como Ele nos amou.

A Eucaristia é, verdadeiramente, um Mistério da nossa Fé. E Mistério não se entende... Acredita-se...

Por isso, peçamos a Jesus: Senhor, aumentai nossa fé na Eucaristia, fonte e ápice da nossa vida espiritual.

A palavra Eucaristia, quer dizer “Ação de Graças”. Agradeçamos a Deus sua presença real e verdadeira junto de nós, nas matérias mais simples da vida humana: o pão e o vinho.

Eles são fruto do trabalho do homem e que serão consagrados, hoje e sempre, através da pessoa dos sacerdotes, no momento em que, “in persona Christi, dão voz as Palavras de Jesus ditas no Cenáculo, durante a última Ceia com os seus apóstolos.

Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu, partiu e o deu aos discípulos, dizendo:

“Tomai e comei, isto é meu corpo.”

Tomou depois o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo:

“Bebei dele todos, porque isto é meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados. Digo-vos: doravante não beberei mais desse fruto da vinha até o dia em que o beberei de novo convosco no Reino de meu Pai.” (Mateus, 26, 26-29)

Jesus desconcerta a todos:

• Nasce na simplicidade de uma estrebaria, porque rejeitado nas casas e hospedarias de Belém.

• Morre do jeito mais humilhante da sua época – Morte de Cruz -, rejeitado por parte de seu próprio povo.

• E se torna alimento para todos num pedacinho de Pão, que muitos ainda hoje, ano de 2019, o rejeitam.

Precisamos de olhos para ver o que está Escondido, ouvidos para escutar Sua Voz, lábios para falar com Ele, olfato para sentir o perfume da Graça chegando, mãos para ajudar sem medida e um coração, igual ao Dele, para amar de verdade.

“A EUCARISTIA É O NOSSO CAMINHO PARA A PERFEIÇÃO”

Catequista Terezinha Domingues

Terezinha Domingues
Enviado por Terezinha Domingues em 08/04/2019
Código do texto: T6618483
Classificação de conteúdo: seguro