os cinco problemas do Brasil

(texto originalmente publicado em outubro de 2018)

Poderíamos dizer que os cinco problemas que estão nos fazendo crer que abalam o Brasil sejam a corrupção, o ódio, o complexo de vira-latas, nossa colonização predatória, a história de país escravocrata e exterminador de indígenas. Com certeza todos estes fatores contribuem para o que somos hoje como povo e nação. A corrupção arraigada corrói nossas riquezas e nossa moral. O ódio gera a desunião que impede a solidariedade para o progresso. O tão falado complexo de vira-latas faz-nos sempre almejar o ideal estrangeiro. A colonização predatória, que nos fez quintal rapinado até que para cá veio em fuga a família real portuguesa, nos fez um país sem alma. A prolongada escravatura e a extinção dos indígenas só reforçaram os traços mais primitivos, segregacionistas e cruéis da índole humana.

Alguns desses fatores demandam reflexão. No momento vivemos um surto de ódio sem precedentes, inimaginável para o antes tido como cordial povo brasileiro. O país da miscigenação de raças deveria ser um exemplo de tolerância. Mas não. Ódio entre ideologias, entre classes sociais, entre nordestinos e sulistas, entre os de pele clara ou escura, entre as opções de gênero, religião ou time de futebol. Nunca as diferenças foram tão demonizadas. Carece relembrar como foi, e porque foi, acirrado esse ódio tão generalizado. Convém lembrar que o ódio, ao longo da História, tem sido a arma principal dos dominadores para subjugar os dominados. “Dividir para conquistar”. No Brasil há décadas vem-se cultivando a semente do ódio. Durante a ditadura militar jovens idealistas e nacionalistas cujo crime era pensar e se manifestar eram tachados de subversivos, fazia-se crer que eram o mal da nação. Hoje a mão de ferro dos militares foi substituída pela grande mídia, pelo whatsapp e as mentiras, tantas vezes repetidas que viram verdade. Nunca antes apelou-se tanto para o reflexo condicionado, que obtém respostas irrefletidas tanto de cães de laboratório quanto de mães de família e cidadãos de bem.

Mas os cinco verdadeiros problemas do Brasil são outros. São o petróleo, os minérios, a água potável, a biodiversidade e os solos agricultáveis. Não há riqueza igual no planeta reunida num único país. E essa riqueza gera cobiça dos poderosos. Que não querem ver seu poder ameaçado, e investem pesado para que por aqui nunca prospere uma nação com o povo unido em torno do ideal de justiça social e soberania. Fomentam o ódio, a corrupção, a mentira, a confusão e a divisão. A velha fórmula dividir para conquistar ainda funciona muito bem, renovada com as fantásticas novas tecnologias de informação. Elas evoluíram muito mais rapidamente que nossa capacidade de assimilá-las judiciosamente.

Se sonhamos despertar do berço esplêndido e nos tornarmos uma nação justa, próspera, livre, soberana, antes temos que despertar para quais são os verdadeiros problemas do Brasil.

Publicado no blog http://perrengasprincesinas.blogspot.com/2018/