TUDO É EXPERIÊNCIA NA VIDA. PORQUE OCORRE A DEPRESSÃO?

TUDO É EXPERIÊNCIA NA VIDA. PORQUE OCORRE A DEPRESSÃO?

Estivemos um pouco ausente. Só um pouco. Estou vivo. Dou graças a Deus por isso. Durmo pouco. Nos meus últimos dois anos de trabalho efetivo trabalhei noite sim, noite não. Participamos efetivamente (Dorotéia Verneck) das manifestações na Polícia Militar Mineira. (como assessor do Chefe do Estado Maior). Isto de 1997 a 1999, quando fomos reformados (aposentados).

Com a minha reforma (forçada pelas circunstâncias do momento) entrei em crise depressiva. Lutei e labutei. Não me entreguei ao ¨ócio remunerado). Em 25 de janeiro de 2006 minha esposa faleceu de câncer no Hospital da Polícia Militar. Minha depressão piorou. Contraí dívidas. Entrei em ¨crise existencial¨. Tudo mudou. Ficaram as 3 pérolas do meu casamento de 25 anos de convivência. Parecia que nada estava dando certo na minha vida. Dei várias crises, a ponto de urgir hospitalização em manicômio. Fui medicado. Parei de fazer as coisas que mais gostava: cantar, praticar esportes, passear, tocar violão, ler e escrever, jogar xadrez, baralho, conviver com as amizades. Fui ao fundo do poço. Implorei perdão a Deus.

Não foi fácil.

Sobrevivi.

¨E lá vou eu por esta estrada... Levando a dor em minhas mãos... Cantando igual ao bicho errante... Feito uma ave cantadeira... Cantar, cantar... Vivver... Viver... Criar asas de pássaros voar... Amar, amar, aaamar você¨ (Paulinho Pedra Azul).

Dia 13 próximo vindouro, se Deus quiser, completarei 67 anos de vida. Acho que Deus me perdoou... Confio Nele. Confio na vida. Busco a felicidade, a paz e o Amor...

Acho (achologia) que a depressão dos seres ocorre porque falta-nos mexer e remexer cotidianamente. O doutor Dauto, numa de suas palestras na TV disse: Não se pode dar moleza ao corpo... É preciso ação, luz, esperança. Nosso corpo necessita de movimento. Nossa cabeça e mente urgem tomada de postura e de atitude concretas.

Acho que ele tem razão...

Obrigado.

F I M.