Receita (de bolo) e bula

(A receita não é novidade mas é boa)

Uma cozinha espaçosa é tudo de bom. Infelizmente a minha não é grande como eu gostaria, mas é funcional e permite que eu brinque de coznheiro, tarefa lúdica. Só a parte de limpar o fogão é que eu não gosto. Mas faço bem feito. Estou esperando as laranjas da Terra estarem boas e, aí, farei um gostoso doce de laranja, com cravo, canela e calda em açúcar mascavo. E como sou guloso, preciso ser prevenido; tenho duas belas mudas de insulina. Se abuso no doce, corro até o quintal pego a folha de insulina e faço um chazinho salvador. Uma folha de insulina, sem o talo, bem lavada. Ferever a água, apagar a chama e colocar a folha da insulina, por uns 10 min. Meia hora depois faço uma glicemia e constato o milagre da natureza. Tudo certo para nova sessão de guludice rs. Vamos ao bolo. Fácil de fazer, prático, rápido e gostoso.

Ingredientes -

2 xícaras de farinha de trigo

1.1/2 xícara de açúcar

2 colheres de sopa, rasa, de farinha de aveia ( só pra deixar mais saudável. Não é exigência)

2 laranjas ( prefiro a laranja bahia mas pode ser outra)

1/3 de óleo vegetal (prefiro o azeite. É mais saudável)

2 ovos ( sem a casca, obviamente)

1 colher de sopa de fermento químico em pó

1 copo de leite ( ou água, no caso de intolerância ao leite ou

pãodurismo)

Modo de preparo

Lavar bem as laranjas, cortá-las em quatro partes, retirar as sementes (para replantar ) mantendo a casca, colocar no liquidificador junto com os ovos o leite e o óleo. Bater bem e reservar -

Em uma travessa colocar os ingredientes secos, misturar bem e em seguida acrescentar o líquido reservado e misturar tudo bem misturado. Resulta numa massa mais para mole.

Colocar em forma untada com manteiga ( por favor, margarina, não) e levar ao forno a 180º por 1/2 hora, se o forno for dos bons, se não, uns 40 minutos.

Convide pessoas amigas para um lanche regado a bolo, violão e um bom papo furado e leve na varanda. Ou na sacada, pra quem mora em aptº.

Semana que vem tem quibe de forno