Um povo que não criou o hábito de ler notícias, apenas recortes

É vergonhoso, lamentável, lastimável... As pessoas não leem mais e, na maioria das vezes, quando leem são apenas recortes, notícias desconexas. Não há relevância em palavras escritas fora do contexto. O texto fora do contexto é apenas um pretexto, e isso é cabível de dúvidas.

Antigamente o analfabetismo estava restrito ao ato de ler e escrever, depois pôde-se observar uma nova reinterpretação do que seria o termo "analfabeto", ou seja, aqueles que não conseguiam interpretar ou compreender um enunciado. Hoje, infelizmente, o analfabetismo, assustadoramente, se alastrou para todas classes, mesmo as "letradas". Analfabetos em política, em economia, em educação, em ética... a lista grande. De fato, não precisamos saber de tudo, isso é óbvio. Mas, no mínimo, deveríamos reconhecer a nossa ignorância em meio a alguns assuntos e ter a humildade de buscar informações.

É o ápice da ignorância querer dar palpites em assuntos dos quais nunca fomos capazes de ler uma única página e, quase sempre, quando se lê é por uma única ótica, como se só houvesse uma única possibilidade de resposta e pensamento.

Não sejas alienado, busque conhecer, vá às fontes seguras. Mostre que não és um imbecil que está apenas compartilhando notícias sem saber suas veracidades...

Sejas alguém que tem opinião e não um parasita de opiniões alheias... (Gilton Santos)

Gilton Santos
Enviado por Gilton Santos em 12/04/2019
Reeditado em 12/04/2019
Código do texto: T6621644
Classificação de conteúdo: seguro