A timidez

Uma das áreas que a timidez pode atrapalhar, é a vida social.

A vida social, representa as relações entre você e as pessoas do seu dia a dia (amigos, parentes, conhecidos, etc).

Essa relação, pode ser medida a partir do seu nível de realização e sua comunicação com essas pessoas. A timidez pode atrapalhar muito essa relação, pois te impede de compreender e ser compreendido.

Comigo não foi diferente, pois vivi até os nove anos de idade na roça, ou zona rural. Eu tinha mais contato, com pessoas da minha família. Convivia alí no campo, com meus pais, meus irmãos, primos e com os animais, aves, etc.

Eu não sabia falar corretamente, pois acostumávamos a uma linguagem coloquial rural. Tipo: ocê, nóis, brabo e outras palavras.

Não tinha um contato com um Professor, pois alí não tinha Escola.

Não tinha contato com coleguinhas, para uma partida de futebol.

Não sabia usar uma caneta ou lápis, pois não sabia escrever nada.

Então, quando fui para a Cidade, tive uma certa dificuldade social, principalmente dentro da sala de aula.

Eu conversava pouco, sentava nos fundos da sala e quando o Professor ou Professora, me perguntavam alguma coisa, era motivo de chacota para os coleguinhas da cidade.

Nas atividades esportivas então, aí era difícil, pois eu, com 9 anos, nunca havia chutado uma bola de futebol. E pra piorar, ainda tinha ginecomastia (peitos desenvolvidos). Eu morria de vergonha, por ter esses peitinhos. Então, quando o Professor de Educação Física, escolhia os jogadores de camisa e os sem camisa, eu nunca jogava nos sem camisa ou camiseta. Minha timidez e medo, era tanta, que vivia na retranca, em tudo. Até hoje, tenho dificuldades de relacionamento, principalmente em falar em público. Acho que é por isso que desenvolvi o dom de ESCREVER.

Eu ainda, não consegui vencer a TIMIDEZ, mas melhorei muito, com o tempo e a idade.

Jaime Teodoro
Enviado por Jaime Teodoro em 12/04/2019
Código do texto: T6621884
Classificação de conteúdo: seguro