TUDO OU NADA

TUDO OU NADA

No País em que vivemos tudo acontece. Com nossa convivência diária, com os acontecimentos que nos cercam, podemos afirmar peremptoriamente, que o Brasil é o País do tudo e do nada. Chegamos a essa infeliz conclusão, visto que ninguém leva nada a sério. Dizem que o brasileiro é um povo bonachão, alegre e eterno gozador. Será? Temos veia humorística, e para morrer pobre o que temos já basta. Esse dístico é fasto e sua conotação tem uma explicação plausível. Apesar de nosso grandioso País não possuir boa educação, nem saúde e a segurança em estado letárgico, o povo cearense costuma arrazoar: “ganhamos pouco, mas nos divertimos”. Essa estonteante situação vem do berço e é repassada de pai para filho, de geração a geração. Poderíamos até afirmar: Nada de saúde, nada de educação e nada de segurança. Ao mesmo tempo, a mesma afirmação, mas com sinonímia contrária diríamos: O País tem tudo: corrupção, miséria, fome, falta de ética, política distorcida, desonestidade, imunidade, impunidade, incompetência, desrespeito, falta de apoio moral ao pobre e aos que vivem as margens da sociedade. A decepção é total, aquilo que seria a solução para se alcançar os objetivos transformam-se em desilusão. Criam-se CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito), porém a impunidade e o protecionismo falam mais alto. Câmara e senado não se entender. Criam impostos vampirizadores com intuito de cobrir desmandos. Aumentam seus ordenados na hora que convier. Esse écran mostra a realidade atual da maioria dos políticos que elegemos para nos representar.

Colarinho branco no Brasil tem passaporte para todas as benesses, as regulares e irregulares, quando as irregularidades fluem, criam organismos de apuração de responsabilidades, mas no final vem sempre à bonança como presente alvissareiros, para políticos desonestos. Querido Brasil já lhe furtaram demais, mas pela bondade divina continuas sobrevivendo. Fala-se que inflação não existe, porém ela cresce de centavo em centavo, nas caladas da noite. É a inflação noturna e impercebível aos olhos humanos. Quem sofre mais com essas mazelas e o bolso dos assalariados. Outra mania dos governantes é a velha e manjadinha troca do seis por meia dúzia. Um fato notório que aconteceu recentemente foi à troca de comando da Polícia Militar do Ceará. Os cearenses sabem que a deficiência da polícia não está no comando. E a estrutura governamental que se encontra a mercês de péssimos administradores que ao final de gestão ou querem reeleição ou entregam os cargos aos sucessores com dividas internas e externas, astronômicas. O jogo eleitoral está lançado – A movimentação dos partidos para chegarem fortes a 2008. Fortes estão, pois já comeram demais. O prazo para filiações partidárias e mudanças de domicílios eleitorais termina no final de setembro de 2007 e os partidos políticos se articulam para acomodar pretensos candidatos às eleições de 2008 em todos os municípios do Ceará. É o famoso come-come. Tiroteio deixa um morto por bala perdida. Uma pessoa foi morta e outra ferida por balas perdidas, durante uma troca de tiros entre policiais e dois assaltantes. E as medidas tão decantadas pelo governador ainda não saíram do papel. Já fecharam o quarteirão e a ronda não saiu. O aumento na renda do trabalho pode elevar a inflação caso falte mercadoria. No Ceará, a queda de 56% na previsão de colheita de grãos pode trazer efeitos para o consumidor.

É a velha e surrada “indústria da seca”, que o governo persiste em não tomar medidas, com a transposição morta e sepultada como ficarão alguns estados do Nordeste? Delegado e perito se apresentam à Polícia Civil. Pedra lascada – o ex-delegado de Itapipoca-Ce, Maurílio Oliveira, e o perito da Polícia Civil, Francisco Antoniel Silva, apresentaram-se à Polícia. Os dois são investigados da - Operação Pedra Lascada. A Operação Pedra Lascada apura crimes de assassinatos e tráficos de drogas. IBAMA não tem estrutura para manter animais. A gestão de conservação das espécies de animais silvestres é uma das missões do IBAMA. Mas o serviço deixa lacunas, diante da falta de estrutura e materiais. Para garantir o trabalho, o Instituto depende da iniciativa privada, visto que a pública morreu e ninguém tomou ciência. A falta de consciência ambiental facilita o comércio. 35 candidatos dos 61 inscritos para sete vagas de diretor geral dos sete hospitais de referência do Estado compareceram a primeira etapa do concurso. São Paulo é a sexta cidade com maior poluição. E o meio ambiente onde fica? As várias explicações dos deputados – Má vontade do governo, demora no pedido de vistas ou mesmo desinteresse dos próprios parlamentares. Eis alguns dos motivos para bons projetos de leis dos deputados demorem a ser apreciados. Líbano recorda Sabra e Chatyla. Os massacres a Sabra e Chatyla ocorreram após a entrada do Exército israelense em Beirute. O estopim de Sabra e Chatyla foi o assassinato, no dia 14 de setembro de 1982, do presidente libanês Bachir Gemayel. Orient Express, charme após 124 anos – Viagem famosa. O famoso trem Orient Express, que faz a ligação entre Paris (França) e Istambul (Turquia), continua a fazer sensação.

A senadora Patrícia Gomes de olho em novo partido. Poucos dias antes do fim do prazo para filiações partidárias, a senadora (PSB-CE) afirma que está negociando sua entrada em outro partido como forma de viabilizar sua candidatura à Prefeitura de Fortaleza no ano que vem. Quase um milhão de cearenses vive com menos de meio salário Mínimo. Não vivem senhores, vegetam! Total de alunos cresce 350% em 10 anos - segundo dados da Pesquisa Nacional por amostra de Domicílios (PNAD) realizada em 2006 no Ceará. Bancada cearense dá show de fidelidade na prorrogação da CPMF (Contribuição Provisória de Movimentação Financeira). De 22 votos possíveis, os cearenses deram 20 à proposta do governo de prorrogar a CPMF. Um dos que votou contra, o peemedebista Mauro Benevides, disse que foi um erro de entendimento e já adiantou que optará pelo sim na segunda votação. São Paulo, na outra ponta, foi o estado que deu menos apoio proporcional à aprovação. Até nas decisões a favor do povão são covardes. Padre Cícero na Flórida. A biblioteca da Universidade da Flórida expõe o acervo sobre Padre Cícero, doado por Ralph Della Cava, autor do livro Milagre em Juazeiro, Della Cava e Richard Phillips - falam do interesse que a coleção desperta nos EUA (Estados Unidos da América do Norte). 33 ações são abertas por improbidade no encontradas em convênios firmados com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no Ceará. O ministério Público Federal move 33 ações contra 22 gestores e ex-gestores, por supostas irregularidades, cálculos indicam que o débito somado desses gestores ultrapassaria a casa de R$ 6 milhões de reais. Avião cai e mata 87 na Tailândia. O mau tempo pode ter sido a causa do fatídico desastre aéreo que agora está na moda. Não te digas incapaz, nem te digas inútil. Auxilie como puderes. A felicidade não entra em portas trancadas. Mais fácil sofrer, difícil é perdoar. Vamos à luta e a labuta.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 21/09/2007
Código do texto: T662276
Classificação de conteúdo: seguro