Tu és responsável pelo que cativas

No clássico infantil O Pequeno Príncipe, uma frase protagoniza a estória, Tu és eternamente responsável pelo que cativas. A frase original, escrita em francês “Tu deviens responsable pour toujours de ce que tu as apprivoisé”, tem uma conotação tão profunda que vale a reflexão. Somos responsáveis pelo que cativamos de bom e ruim. Os sentimentos, todos sem exceção são imprescindíveis para o desenvolvimento humano, sempre tendo o cuidar de prezar pelo equilíbrio. É importante amar, sorrir, sonhar, entretanto a tristeza, decepção ajudam na evolução. Precisamos dos desafios para nosso crescimento e amadurecimento.

No filme infantil Divertida Mente, as emoções são apresentadas de maneira lúdica, as que consideramos boas e as ruins. A arrumação desses sentimentos e a aplicação deles de maneira equilibrada nos ajuda a cativar ou não, trazendo assim a responsabilidade de cuidar daqueles que cativamos. Somos responsáveis pelos outros, pelos que cruzam nosso caminho.

Às vezes fico pensando na superficialidade dos sentimentos ocasionados pelo avanço das redes sociais. Centenas de likes, milhares de views, felicidade sempre, tristeza nunca. Nós realmente nos conhecemos, somos cativantes ou cativados?

É importante que façamos uma reflexão sobre a responsabilidade que temos pelos que cativamos para o bem ou para o mal. Paremos de julgar, vamos acolher, compreender; paremos de nos proteger por trás de uma tela, vamos olhar no olho e deixar o coração falar. Chorar sim, abraçar, aconselhar com amor, pois afinal somos responsáveis pelos que cativamos, assim como disse a raposa ao pequeno príncipe.