Um amigo

Hoje estou muito feliz.

Quando sai de casa, vi um velho amigo, que assim me falou:

- Oi, oi...

- Você está esquecendo de me cumprimentar?

Olhei a minha volta e não vi nada. Achei que fosse alguém, algum conhecido que estava perto de mim ou passou rapidamente pela rua. Ele me saudou, mas não o vi ou transitou perto de mim.

Mais uma vez fui interrompido por aquela pequena voz, meio fraca, com um tom meigo, que mais uma vez me disse:

- Oi, oi, veja-me. Estou bem perto de você. Olhe para mim.

Pensei que fosse um fantasma. Olhe que gosto de escrever sobre fantasmas e contos do além. É muito gostoso e às vezes tenho a sensação de que estou muito perto das próprias personagens.

Mais uma vez não vi nada. Nem mesmo o que aquela misteriosa e meiga voz me dizia. Será que estaria eu sonhando ou pensando além da imaginação. Como poderia uma pequena voz dizer-me um cumprimento e tentar conversar comigo.

Parei, sem sentido no que estava acontecendo e fiquei surpreso.

Ali, sobre uma pequena mesa, encontrava-se um pequeno amigo. Agora digo ser um verdadeiro amigo. Um companheiro de todos os momentos. Uma grande personalidade que está em todos os lugares. Dos mais longínquos lugares até perto. Do imaginário ao visível. Enfim, uma personalidade que merece todo o destaque.

Mais uma vez, fui logo surpreendido:

- Eu sou seu grande amigo. Estou a todo momento perto de você. Na sua residência, nas viagens, nos dias de tristeza, nos dias de alegria, nas noites sem sono, nas conversas entre amigos, nos ensinamentos das verdadeiras doutrinas, enfim, estou muito perto de você e às vezes você nem sequer percebe a minha presença.

- Vou lhe dar mais uma pequena chance.

- Eu iniciei a minha vida há milhares de anos. Não sou tão velho assim.

- Presenciei toda a história da terra. Desde os mais remotos estudos até os dias atuais. Faço parte da história de qualquer país, inclusive o seu nato país.

- Fui objeto de polêmicas. Recebi muitas críticas. As críticas de bem e as de mal. Nunca desisti de meu objetivo. Gosto de fazer com que as pessoas pensem o que melhor há de bom para suas vidas.

- Faço com que as pessoas fiquem felizes. Jamais as deixo tristes. Faço medo, faço com que elas pensem no futuro. Dou bons conselhos. Faço que alguém viaje no tempo presente, no futuro e até mesmo na vida cotidiana.

- Viajei por muitos países e até mesmo sou do planeta. Estou em todo lugar. Falo a Língua Portuguesa, também a Inglesa e muitas outras.

- Agora, você se lembra de mim?

Parei e vi, sobre a pequena mesa um verdadeiro amigo. O fiel para todos os momentos. O inesquecível e verdadeiro amigo que somente traz os melhores e bons conselhos. Uma enciclopédia de conhecimento. Uma história da humanidade do passado, do presente e do futuro. Uma dádiva de amor, de esperança, de paz e de amor. Sobre a pequena mesa estava meu melhor amigo: “ Dom Casmurro, de Machado de Assis”.

JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO
Enviado por JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO em 20/04/2019
Reeditado em 20/04/2019
Código do texto: T6628485
Classificação de conteúdo: seguro