Fotografia x Pintura

Infelizmente não entendo bulhufas de pintura, principalmente da chamada pintura moderna. Mas admiro os quadros de vários grandes pintores. Sei que é uma deficiência (uma das), devia ter me esforçado para pelo menos entender rudimentos da pintura a fim de poder melhor apreciar essa arte que admiro. Adoro uma frase de um grande pintor, Leonardo da Vinci, ele disse: "A pintura é uma poesia que se vê e não se sente, e a poesia é uma pintura que se sente mas não se vê". Bingo.

Mas há outra arte que, mesmo sendo leigo, me fascina: a fotografia. Adoro fotografia. Colecionado recortes de revistas, jornais e outras publicações, inclusive calendários com fotografias que me tocaram. É o caso das fotografias de Sebastião Salgado, talvez o maior fotógrafo brasileiro(possuo até um livro dele). Mas guardo fotos de todo tipo. Há uma que saiu há muito tempo, na época da Guerra do Vietnã, que mostra crianças fugindo dos lança-chamas dos soldados americanos e na frente está uma garotinha nua (parece que essa foto foi premiada). Acho que é uma obra-prima. Sou, sou fascinado pela fotografia e nunca bati sequer uma foto. Mas não gosto das fotos de celular, mas fotos que têm relacionamento com a arte. Adoro uma frase de Roland Barthes: "No fundo a fotografia é subversiva, não quando aterroriza, perturba ou mesmo estigmatiza, mas quando é pensativa".

Assim continuo dividido entre a pintura e a fotografia, mas com a fotografia levando pequena vantagem. Essa vantagem tem muito a ver com a arte de um hermano aqui do RL, Joel Iratiense. Ele consegue aliar a fotografia à poesia. Suas fotos são.. para mim, como quadros de Van Gogh. E seus textos poemas telúricos. É um artista.

O interessante é que pensamos politicamente diferente, mas nos respeitamos e ele me vence fácil com asua arte. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 21/04/2019
Código do texto: T6629166
Classificação de conteúdo: seguro