Duas tragédias , uma prioridade.

Gostaria de começar com uma pergunta simples. ual seria o maior patrimônio da humanidade se fosse feita uma pesquisa mundo afora. Não resta dúvida de que a destruição de patrimônios históricos e lindos são uma perda inestimável para a humanidade, no entanto, na minha provavelmente limitada visão de mundo, o maior patrimônio da humanidade é a própria humanidade. No entanto a hipocrisia e a vaidade humana falam mais alto. regiões extensas na Africa foram devastadas por desastre da natureza. Vidas se perderam às dezenas e continuam a se perder com as sequelas pós desastre. Doenças graves, dificuldades imensas de atendimento das populações, por escassez de profissionais de saúde, medicação e vacinas que previnam a disseminação de prováveis epidemias. Num atmo de tempo as doações para a reconstrução de Notre Dame atingiu a cifra espantosa de bilhões de euros, doados por instituições e pessoas para lá de abastadas. Quanta solidariedade, quanto despreendimento. Mobilização instantânea.

Doar milhões para reconstruir um monumento dá visibilidade, citações e fotos em jornais e revistas com caras e bocas com maquiagem de benfeitores. Enquanto isso, na Africa, caras e bocas são apenas caretas, de dor e de fome. A miséria, a dor, a necessidade, a solidariedade real, que se danem.