NA VIDA TUDO PASSA 
 
Cada dia vou aprendendo um pouco, e percebendo o tanto que desconheço. Enfim, viver é um eterno descobrir. Mas uma coisa já posso dizer que sei: NESSA VIDA TUDO PASSA. Essa não é somente uma forma de expressão, é uma verdade absoluta.
Passam as fases boas, mas as difíceis também passam.
Quando realmente procuro compreender, a verdade que está contida nessa afirmação, tudo fica muito mais fácil de ser transposto.

Prestando muita atenção a isso, fui aprendendo com o passar do tempo, a ter mais paciência com os acontecimentos tristes ou desgastantes da vida. Exemplo: se estou vivendo um período de luto, por uma perda, me permito experimentar integralmente meus sentimentos. Choro quando tenho vontade, lembro quando  algo me traz saudades, falo sobre o fato a quem possa me ouvir com atenção e respeito.
Se uma preocupação ocupa as horas do meu dia, vasculho o porque daquilo, não jogo em baixo do tapete, busco entender se de fato, há motivo real para aquela ocupação do sentir, e se houver, procuro não me desesperar, pois sei, que o problema seja ele qual for, de alguma forma, também se resolverá e passará.

Somente o viver, vai dando a cada um a chance de aprender a ter paz, e paciência para com toda e qualquer situação que a vida oferece.
Sei que viver é uma imensa oportunidade de aprender, a existência é uma escola, nela tenho frequentado desde o pré-primário até os pós e mestrados de todas as matérias essências, como relacionamento, autoconhecimento, etc. E o objetivo é um só: evoluir, tentar me tornar um ser humano melhor. Observo que às vezes tiro nota boa, outras vezes apenas razoável, e, em muitas ocasiões a média é medíocre. O importante é que sigo tentando aprender.

É claro que nas fases boas, de lazer e tranquilidade, gostaria que o tempo parasse. Mas, assim não é, o tempo segue igual, independente de minha vontade de estancá-lo. 
Porém, quando um problema ou uma tristeza toma conta do meu pensar, como eu gostaria que aquele período passasse logo, para ver lá na frente o problema solucionado.
O tempo é percebido longo na tristeza, e curto na alegria, é nosso estado de ânimo, que faz a hora se alongar ou encurtar.  Alias, essa percepção equívocada sobre a passagem longa na tristeza ou curta na alegria, é um dos gatilhos que desencadeia a depressão.

Importante então, é buscar entender que na vida tudo passa. E somente fica do fato vivido seja ele bom ou ruim, a lição aprendida, e as  boas mudanças construídas em cada um. 
Vale lembrar, que não sou a mesma, após vivenciar  problemas, perdas, tristezas, ou alegrias e realizações.  
Hoje sei que tudo passa nessa vida, mas não sem antes acrescentar competências e valores, que antes eu não tinha.


Imagem: Lenapena (Bruges)
Lenapena
Enviado por Lenapena em 23/04/2019
Reeditado em 23/04/2019
Código do texto: T6630355
Classificação de conteúdo: seguro