SOBRE PLANETA PLANO, BARATAS E VAGABUNDOS

O planeta é plano. A própria palavra revela. A associação com o latim planus (chão, nivelado) é muito tentadora.

Um equívoco etimológico astronômico. Nos dois sentidos.

Houaiss sinaliza a relação correta, com o grego, que já adivinhava a forma desses astros, milênios antes do sacrifício inútil da Laika.

Plani significa erro, ilusão, e se relaciona com o verbete seguinte do dicionário grego, planis: errante. Os planítis são os que se afastam do caminho certo, extraviam-se. O sintagma também está presente em vagabundo: periplanúmenos.

Pensava essas coisas, vagabundeava o pensamento, numa aula sobre Kafka. A aula entrou em órbita, saiu (saiu?) da literatura e errou pela política errada dos nossos dias, deixando A Metamorfose no chinelo (expressão temerosa para um protagonista-inseto).

A propósito, curiosamente, um dos gêneros da barata é "periplaneta". O taxonomista fez jus ao seu hábito de vagar por aí, já que não há canto em que ela não chegue.

Enfim, somos meros vagabundos estelares, blatódeos do espaço, à espera de cometa que nos redima.

Alexandre Basso
Enviado por Alexandre Basso em 25/04/2019
Reeditado em 25/04/2019
Código do texto: T6631827
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.