Um gosto pelo azedume


Desde criança eu gosto de limão. Minha familia sempre morou em lugares de sítios e chácaras, e uma fruta que não faltava era o limão; seja ele, limão -rosa, siciliano e taiti.

Sabemos que na gastronomia, o limão é dos coringas, tempera pratos dos mais variados, refinados até o popular PF do boteco da esquina.

Além de ser de fácil plantio, pouco requer de preparo do solo, e muito menos, defensivos agrícolas, assim o limão pode ser e, é facilmente encontrado e usado no preparo dos mais diversos pratos.

Aqui em casa tenho dois pés de limão, e agora no último verão o limão- rosa carregou de frutos, e fazemos limonada várias vezes. Uma das sobremesas mais refrescante , leve e deliciosa é o mousse de limão ( o de maracujá, também é ótimo). Eu, que adoro peixe, não posso ficar limão para o preparo da carne.

No inverno um chá de gengibre (meu pai sempre tem lá na horta), com limão e canela, é tudo de bom.

No verão uma limonada bem geladinha, é uma fonte de vitamina e o calor alivia, sem contar é, claro, aquele saboroso e simples picolé de limão.

Para arrematar, acompanhando uma feijoada, uma caipirinha feita no capricho é um maravilhoso aperitivo.

Enfim, o limão além de ter vitamina e ser refrescante, desintoxica e é revigorante.

Um viva ao limão!!!






https://palavrasnotasevivencias.blogspot.com
Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 28/04/2019
Reeditado em 14/05/2019
Código do texto: T6634432
Classificação de conteúdo: seguro