Viagem à Rússia

A Rússia é um país localizado no extremo da Europa, na região da Eurásia, quase fazendo parte da Ásia. É o maior país do mundo em território, com uma área com mais de 17.000.000 de quilômetros quadrados. E conta com uma história rica e antiga, que faz milhões de pessoas como eu querer passear por lá.

Meu fascínio pela Rússia não vem de longa data. Na verdade, começou de forma mais intensa a partir de 2014. E eu comecei a viajar pra lá (embora ainda no meu imaginário) a partir de 2015, através do site www.cursorusso.com.br e a escola de idiomas Clube Eslavo, que tem sede em São Paulo/SP e foi fundada por uma ucraniana.

A minha primeira viagem à Rússia se deu num mergulho na história do grupo étnico que fundou o país: os eslavos do leste. Logo depois, iniciei um mergulho na cultura russa. A literatura, a arquitetura, a música, as danças e a arte russa em geral me deixaram fascinada!

Na Rússia, há costumes e tradições bem diferentes dos nossos. Há surpestições, por exemplo, que os russos seguem à risca há milhares de anos, como não assobiar para as mulheres, pois isso é muito mal visto por lá. Nem deixar livro aberto após estudar, porque significa que tudo o que foi estudado será esquecido. O casamento lá - o casamento tradicional russo - segue as tradições dos seus antepassados, sendo uma cerimônia que valoriza as raízes do povo russo e o respeito entre as famílias. É levado muito a sério.

Em uma das minha viagens mais recentes, conheci a Catedral de São Basílio, localizada em Moscou, assim como o Museu Hermitage, em São Petersburgo, o Memorial Park em Tomsk. Fiz um passeio pelo rio Iset, em Ekaterimburgo. Conheci a Torre Spasskaya e a Mesquita Qol Sharif, em Kazan. Entrei no Teatro de Inverno de Sochi (o Zimny). Fiquei de frente, bem aos pés, da Estátua da Mãe Pátria, um dos símbolos da cidade de Volvogrado. Visitei o porto de Vladivostok. Andei na famosa ferrovia Transiberiana, com passeios por Novosibirsk (Sibéria) e sobrevivi ao rigoroso inverno de Irkutsk.

Ah, a Rússia e suas riquezas, belezas e cultura!

Que a vida permita mais viagens imaginárias para lá. E que não demore a vir o momento das viagens reais!

Éryka Patrícia Ramos Pereira (Caruaru/PE)

Eryka Vasconcelos
Enviado por Eryka Vasconcelos em 01/05/2019
Reeditado em 20/10/2019
Código do texto: T6636975
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.