RACIONAL VERSUS IRRACIONAL

71885

Sábado, 4 de Maio de 2019

O equilíbrio comportamental e, principalmente, o emocional é fundamental em quase a totalidade das nossas ações nesse cotidiano de vida. Contudo sabe-se muito bem o quanto é difícil. O uso do cérebro e da mente é um exercício dos mais pesados a realizar. Por isso tanta gente não consegue se equilibrar no seu dia a dia.

Com o passar dos tempos as coisas foram se complicando sobremaneira, a ponto de muitas terem se alterado de forma total e absurda. Uma delas é a concentração que muitos andam exercitando nas relações com animais.

É claro que isso seja um fato dos que possamos classificar como inconsciente, porque apegar-se a um bicho qualquer, geralmente cães e/ou gatos, já anda saindo do controle de muitos, a ponto de se deixar de lado as pessoas. E até da própria família. Acentuadamente os idosos e as crianças.

Anda assustando a forma como isto vem acontecendo. Pessoas tratarem um animal de uma forma que anda parecendo até melhor do que a um humano. E o interessante é que já até se criou uma afirmativa que diz: "quanto mais conheço dos humanos, mais vou gostando dos bichos".

Ora, o fato engraçado nisso é que o humano também é considerado um animal. Claro que o consideram racional. Mas isso anda capengando porque se comparado com os irracionais, aqueles andam fazendo coisas fora do sentido e do normal. E uma delas é a rejeição ao próprio semelhante.

É inegável que o mundo está passando por um comportamento extremamente paradoxal. Se fossem vivos hoje, os diversos filósofos/intelectuais de outrora, se veriam às voltas como uma tremenda mixórdia comportamental dessa humanidade de hoje. E, por certo, se veriam num verdadeiro emaranhado de interpretações, entendimentos e soluções para isso.

Mas parece que tudo tende a se complicar com a passagem dos tempos. A isso é o que chamamos de vida. Então, que continuemos a vivê-la do melhor modo e maneira possíveis. Mas sem esquecermos que somos seres humanos.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 04/05/2019
Reeditado em 05/05/2019
Código do texto: T6638722
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.