MISOGINIA E MISANDRIA , o que é, e como lidamos com isso?

*********** O AMOR TRANSFORMA NOSSAS VIDAS **********

BUSCANDO AJUDA ESPIRITUAL, DIVINA!

O TEMOR A DEUS É O PRINCÍPIO DA CARIDADE!

SEM DEUS, QUE É PURO AMOR, NADA PODEMOS FAZER, DE REAL!

HINOS PARA MEDITAR!

E NOS ENSINAR O QUE PODE NOS AJUDAR A REALMENTE SABER AMAR!

https://www.youtube.com/watch?v=YbIL9f6zQ1U

Salmo 23 por Aline Barros

https://www.youtube.com/watch?v=t4I-NldynJA

Salmo 91 - Cantado

https://www.youtube.com/watch?v=42y1pHAfXD4

Salmo, 121 Cantado

https://www.youtube.com/watch?v=uCHnE4Kh9x4

Salmo 51 - Cantado

***************O AMOR CURA E LIBERA!********************

MISANDRIA , é a repulsa, desprezo ou ódio contra o sexo masculino.

Esta é uma forma de aversão patológica aos homens, enquanto gênero sexual; podemos considerar como sendo o extremismo do FEMINISMO.

O oposto da misandria é a

MISOGINIA, que é o sentimento de repulsa e ódio pelo sexo feminino, uma aversão patológica, de superioridade, contra o sexo feminino. Abuso de poder e de autoridade - força bruta. Podendo ser considerado como sendo o extremismo do MACHISMO.

Vivendo num meio social bem miscigenado. Onde culturas várias estão inseridas, vejo ocorrer menos a misandria (feminismo extremo), do que a misoginia (machismo extremo). Mesmo que de maneira mais leve, o machismo ainda é bem dominante em nossa sociedade. Pelo menos no meio em que vivo, sim, é isso que vejo e vivo.

Vejo também que os homens são mais respeitados e obedecidos do que as mulheres, quando ocupam cargos de liderança, de chefia.

Vivi isso quando tive a oportunidade de liderar uma equipe, ser Diretora de departamento; também observei isso quanto colegas mulheres exerciam cargos de chefia. Costumam ter mais dificuldade, porque o classismo contra as mulheres é mais acentuado, do que contra os homens (apesar de haver também classismo contra os homens, claro, afinal as pessoas em melhores posições de ganho são, sim, invejadas).

Porém também vejo que a concorrência e disputa entre as mulheres é mais evidente e visível, do que entre os homens. Parece que os homens aceitam mais a hierarquia que as mulheres. As mulheres costumam invejar mais que os homens; alguma mulher mais bonita ou inteligente do que elas, ou uma que esteja em posto de chefia, onde elas '‘gostariam’' de estar, costuma ser um incômodo para algumas.

E por causa disso fica mais difícil para as mulheres serem chefes. Porém as mulheres, por serem donas de casa, acabam por desenvolver algum poder de liderança e de capacidade motora maior que os homens. Eu creio, mesmo que o machismo é criado dentro de casa. E por ser mais exigido das mulheres, que dos homens, quando crianças e adolescentes, então entendo que por isso acabam sendo mais competitivas.

E, por isso mesmo, mais invejosas, e '‘puxadeiras’' de tapete, que os homens. As mulheres também tem o senso de '‘autodefesa’' normalmente mais bem desenvolvido que os homens, de modo que muitas sabem fingir e mentir melhor que os homens. E tudo isso, com certeza, é pela educação recebida, pelo meio em que foram inseridos, tanto homens quanto mulheres.

E quanto a violência, contra mulheres ou homens, vê-se na sociedade que isso acontece com ambos, principalmente quanto estão meio que indefesos, ou reféns ao meio em que vivem, principalmente quando são jovens ou crianças.

Sei quanto homens ou mulheres podem ser difíceis e disfarçados de 'vítimas', pra praticar, consciente ou inconscientemente, a 'insubordinação, em caso de enfrentamento à Chefias. Porque nem todos os líderes são fáceis. E nem toda equipe é fácil. Tudo vai depender da qualidade da chefia e da qualidade da equipe.

Sabe-se realmente que as mulheres não são vítimas indefesa todas as vezes; mas muitas vezes são vítimas, e se defendem como podem...

E sabe-se, também, que muitas mulheres são vítimas silenciosas do machismo; ou seja, não reagem, para não serem maltratadas, mais ainda. São verdadeiras '‘Amélias’'; conheço pelo menos umas tantas quantas...

E é sabido também que homens podem vir a ser aprisionados '‘emocionalmente’' por suas mulheres, que usam de '‘chantagem emocional’' para os '‘aprisionar’, usando inclusive de violência; e alguns homens deixam de denunciar, por vergonha, e outras razões, que ora não vou adentrar.

Tudo é uma questão de contesto, de tipo de sociedade e de ensinamentos que nesses grupos é realizado. Tudo é uma questão de cultura. Que tanto pode ser culta e cheia de conhecimentos produtivos e justos. Como pode ser uma cultura cheia de negativismo, de criminalidade, de oportunidades não valorizadas, de injustiças. #Eteceteraetal

Como mulher tenho sofrido muito, pra galgar meu “lugar ao sol” e, depois, “à sombra”...

Necessário é que cada um lute, estude, trabalhe, por seus direitos e liberdades. E aos poucos vai ajudando os outros, nessa libertação, respeitando as individualidades.

Eu penso e ajo assim. Os resultados são positivos, na minha família.

Quando a hierarquia, honesta, democrática, com autoridade e honestidade, é executada, melhores são os resultados com a equipe. Melhor o ambiente. Melhor a harmonia entre as pessoas integrantes daquele grupo.

E isso serve para nossa vida social, em grupos diversos que participamos, inclusive e principalmente, no meio familiar, onde os conflitos são sempre algo para se buscar resolver com inteligência, paciência, autocontrole e amizade. Perdoar é preciso! Deus nos ajude, com a luz da sabedoria e a graça do que é realmente, amar! Amém!!!

**********************************************************

COMENTÁRIO:

14/05/2019 14:22 - Thiago Fávero

Nem machismo nem feminismo são misoginia e misandria, por si mesmos. O machismo é um aspecto importante mas não absoluto da masculinidade tóxica que também contém a misoginia. E se consiste no orgulho de se ser heteronormativo com possíveis implicações quanto ao desprezo por homens que não se adequam ao modelo e também às mulheres. Apesar do prefixo ser o mesmo e supormos que o feminismo seja o oposto do machismo, historicamente falando isso não é verdadeiro. O feminismo, por esses termos, é uma ideologia que advoga pelo respeito e maior igualdade de oportunidades e de tratamento entre os sexos. Sim, no feminismo tem muitas mulheres misândricas assim como o machismo contém muitos indivíduos misóginos. No mais, também há de se diferenciar críticas corretas sobre pendengas de ambos os sexos, a tendência para menor empatia entre os homens e de maior histeria entre as mulheres, por exemplo, de repulsas instintivas que expressam apenas insegurança.

---------------------------------------------------------------------------------

RESPOSTA AO COMENTÁRIO:

14/05/2019 16:59 - Maria Tereza Bodemer

O interessante da crônica é que a gente pode colocar um certo 'que' de opinião própria. Foi o que fiz neste texto, que fiz segundo a minha experiência de vida. E mais que os escravos negros, a mulher vem sofrendo com o machismo muito mais que qualquer homem na história.... JESUS CRISTO VEIO pra remir os HOMENS dos pecados de impiedade e injustiças cometidos; desde que, claro ELES passem pelo devido provimento da justiça e do arrependimento. Então se os homens estão hj sendo perseguidos, até que em fim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Pois que lutem para serem melhores, como as mulheres tem lutado, pra garantir seus lugares pelo menos debaixo de uma casa, e não debaixo de uma ponte, com uma 'rrenca 'de filhos que algum (ou alguns) homem (s) lhe fez e abandonou, depois............................................

********************************************************

OBSERVAÇÃO, QUE ACABO POR CONSIDERAR IMPORTANTE, A INSERIR

À 'DISCUSSÃO' rs

Meu texto foi inspirado, após a leitura do texto que segue:

Para o texto: A cultura do ódio ao masculino (T6646929)

De: Bakumatsu

Enviado por Bakumatsu em 14/05/2019

********************************************************