O que é feminismo para você?

Responda a você mesmo essa questão antes de prosseguir lendo esse texto. Responda com sinceridade, sem rodeios. O que é feminismo para você? Você não sabe muito bem? Acha tudo isso uma bobagem tremenda, pavoroso, nojento, coisa de mulher despeitada?

Ou você acha que uma feminista quer só deixar os pelos do corpo crescerem à vontade, fazer xixi em pé, não usar sutiã, coçar a virilha, cuspir no chão e usar terno?

Talvez ainda você ache que a mulher feminista queira tomar o lugar do homem. Colocá-lo para cuidar da casa e das crianças, enquanto ela trabalha arduamente para prover as necessidades da família. Ela quer deter todo o poder, quer vingança, revanche.

Parece engraçado, mas pasmem, estamos no século 21 e sim, todas essas possibilidades sobre o feminismo ainda existem na cabeça de muita gente. Terrível, não?

A mulher do século 21 ainda é uma mulher subestimada, desrespeitada, subjugada à sociedade machista que persiste em tentar calar a sua voz.

A mulher feminista do século 21 apenas tenta dizer ao mundo que é um ser humano tanto quanto um homem, e por isso é justo que tenha os mesmos direitos e respeito no que se refere a questões que envolvem sua vida social, política e econômica. Simples, né? Quem dera fosse.

A mulher feminista do século 21 não quer revanche, não quer queimar sutiãs ou subjugar ninguém.

Há a mulher feminista do século 21 que quer ter o direito de viver sozinha, ser solteira, e não por isso ser considerada amarga, triste e solitária.

Há também a mulher feminista do século 21 que quer se casar. Mas ela não quer e não precisa de um chefe da casa. Ela quer um parceiro no lar, um parceiro na vida, ou parceira, não importa, com objetivos e sonhos condizentes com os dela. Alguém com a mesma disposição para fazer concessões, abrir mão de pequenos desejos individuais, para alcançar um desejo maior e mais importante para ambos. Alguém para estar junto de verdade, para o que der e vier.

A mulher feminista do século 21 quer viver em um mundo onde seu salário não seja menor do que o de um homem que exerce as mesmas funções que ela, apenas por ser uma mulher. Ela quer ver ficarem no passado as situações de assédio, desrespeito e humilhação, piadinhas sobre seu peso, sua idade, sua forma de se vestir, ou quando perde o controle num momento de estresse, no ambiente de trabalho.

Ela quer parar de ouvir da boca de homens e de mulheres opiniões tais como: “Mas por que ela não deixou este homem?” ou “Por que ela não foi à polícia?” Ou ainda “Ah, ela fica porque gosta de apanhar.” ou “Mas também, olha a roupa dela!” quando ouve uma notícia sobre feminicídio ou estupro.

A mulher feminista do século 21 deseja que em qualquer lugar do planeta uma mulher possa estudar, votar, trabalhar, dirigir um automóvel, escolher com quem se casar, ou escolher não se casar. Ela quer que uma mulher possa viajar, ir a um restaurante, a um bar, ao teatro ou ao cinema sozinha e sentir-se tranquila, segura, em paz.

A mulher feminista do século 21 deseja nunca mais ler notícias sobre casos de estupro coletivo, ou de homens que matam mulheres apenas porque elas terminaram um relacionamento, ou de meninas de 12 anos, ou até menos, que são vendidas para se casarem com homens de 40, 50, 60 anos, e morrem de hemorragia após a noite de núpcias. Ela não quer ler mais notícias sobre homens que cometeram feminicídio e saem livres por serem considerados de “bom comportamento” apenas por terem um emprego e se apresentarem de gravata no dia do julgamento.

Temos avanços, claro, mas ainda é tão pouco. O Brasil, por exemplo, é a quinta maior taxa de feminicídios do mundo. No ano passado, 536 mulheres foram agredidas por hora, segundo dados do Fórum de Segurança Pública. (fonte: Época – globo.com. A violência contra a mulher no Brasil em cinco gráficos)

É impressionante o número de países sem qualquer legislação voltada à violência contra a mulher. É isso mesmo que você leu, NENHUMA lei! NADA! (fonte: El pais – Brasil. Infografia – A violência contra as mulheres no mundo em quatro mapas)

A mulher feminista do século 21 quer que mulheres independentes e “bem resolvidas” que dizem que feminismo é algo inútil, ou nojento, finalmente entendam que o fato de elas serem independentes hoje se deve à luta de mulheres feministas que fizeram isso por elas ontem, fazem hoje e vão continuar fazendo sempre.

A mulher feminista do século 21 quer que entendam que a última coisa que ela precisa é odiar, subjugar, humilhar ou calar um homem, porque ela vem sendo odiada, subjugada, humilhada e calada há séculos. Ela sabe exatamente o que isso significa e quanto isso custa.

A mulher feminista do século 21 quer apenas manter a esperança de que está muito próximo o dia em que qualquer sociedade vai garantir a elas o mesmo respeito, segurança, justiça e oportunidades que é dado aos homens.

A mulher feminista do século 21 não deseja o espaço de ninguém. Ela só deseja assumir o espaço que lhe cabe. Ela luta por isso todos os dias, incansavelmente, sem direito de esmorecer, porque em qualquer cochilo, invariavelmente ela vai vivenciar algum retrocesso.

fontes:

A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO BRASIL EM CINCO GRÁFICOS

https://epoca.globo.com/a-violencia-contra-mulher-no-brasil-em-cinco-graficos-23506457

INFOGRAFIA – A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO MUNDO EM QUATRO MAPAS

https://brasil.elpais.com/brasil/2017/11/22/internacional/1511362733_867518.html