SE PLANTANDO TUDO DÁ

Não foi à toa que nossos “conterrâneos”, quando aqui chegaram, disseram que essa Terra era boa e que “se plantando tudo dá”.

De lá pra cá, constatamos que realmente a terra é boa e que só precisamos plantar. No entanto, para colher bons frutos, precisamos plantar boas sementes. Mas, infelizmente, nem todas as sementes conseguem germinar. Porém, todas devem ter iguais oportunidades: de nascer, de crescer e de se tornar parte de nossas hortas.

Muitas vezes, são as sementes raquíticas, aparentemente desqualificadas e de origem duvidosa, que obtemos frondosas plantas. E as sementes de boa aparência e de origem promissora são as que mais nos decepcionam.

Porém, depois das sementes plantadas, é preciso arrancar as ervas daninhas, adubar e regar. E é bom lembrar, que algumas mudas podem precisar de tutores; para apoiá-las. E outras, podem precisar de podas para que não ocupem uma área maior do que a sua, delimitada. E, acima de tudo, será preciso liberdade para que todas recebam um pouco de sol. Porque todas têm o direito de um lugar ao sol.

No campo colhemos frutos, hortaliças e verduras que plantamos. E não há surpresas: quem planta abóbora, colhe abóboras; e quem planta abacaxi, colhe abacaxis. No entanto, dentro da “selva de pedra”, nas cidades, crescem por descaso ou por ganância, as “ervas daninhas” da sociedade. E, através da injustiça, do racismo e da intolerância, se criam animais nocivos que se escondem em suas ramas. E aos poucos se alastram, roubam a liberdade e a nossa tranquilidade.

Ou seja, tanto no campo como na cidade, é preciso plantar boas sementes; regar, adubar e arrancar as ervas daninhas para colher bons frutos. Mas as únicas coisas que plantamos nas cidades, são: a violência, a ignorância e o desamor. E é por isso que hoje colhemos o que colhemos, graças ao que plantamos no passado.

Mas, e o que estamos fazendo hoje por nosso futuro?

Precisamos cuidar mais de “nossas hortas”, porque... “se plantando, tudo dá!”

Jussara Pires
Enviado por Jussara Pires em 15/05/2019
Reeditado em 29/05/2019
Código do texto: T6648134
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.