É CARMA, ESTIGMA OU SINA?

72700

Sexta-feira, 17 de Maio de 2019

Então, de tudo o que já li, ouvi, vi e vivi, não necessariamente nessa ordem, tenho para mim que o nosso país, o Brasil, possui um carma, um estigma ou uma sina de sempre possuir uma instabilidade política. Seja lá qual for.

Desde 1500 atravessamos crises. De todos os tipos e modos. Mas nesses últimos três séculos a coisa se complicou. Tiradentes buscou confrontar-se com o poder. Infelizmente levou a pior. O enforcaram e o esquartejaram, espalhando partes de seu corpo por vários lugares com o fim de amentrontar outros que manifestassem a mesma ideia.

Em 1822 foi a vez de D. Pedro I proclamar a independência do país, cortando o vínculo com Portugal. E em 1889 o Marechal Deodoro proclamou a República em nosso país, iniciando o período republicano nele.

Mas de lá para cá, mesmo sob esse regime, os problemas surgiram e se complicaram. Então atravessamos sérias crises institucionais. Mas a situação não se resolveu a partir de 1985, quando os militares deixaram o poder que haviam assumido em 1964, no que muitos consideraram um golpe contra Democracia.

Mas parece que mesmo sob regime democrático, não conseguimos equilíbrio político, porque vários dos governos de então, sofreram sérias crises, culminando com impedimentos e até prisão de Presidente.

No entanto, é necessário ressaltar que o aspecto principal que se observa nos personagens do âmbito político brasileiro parece possuir uma marca registrada: a falta de confiabilidade. Todos têm sido acusados de atos de improbidade.

Por outro lado, as disputas entre todos, os levam a praticarem acusações mútuas, dando-se a ideia de que não há ninguém probo nesse país, dos que almejam dirigi-lo. Porque dia após dia aparecem fatos que assim nos mostram tais instabilidades comportamentais.

E a partir de Outubro de 2018, quando o candidato Bolsonaro elegeu-se Presidente, logo no primeiro trimestre de seu governo a situação está pra lá de instável, com pesadas acusações de desonestidade de um de seus filhos, o que anda causando distúbios no país, a ponto de alguns já afirmarem que esse governo não conseguirá concluir todo o seu período de mando.

Mas também pelos muitos imbróglios que o próprio Presidente tem criado, fazendo afirmações que desestabilizam a ele próprio, despertando incômodo naqueles que lhe são oposição. E com isso a situação vai se agravando além da conta.

Enfim, é melhor que coloquemos nossas barbas de molho. É certo que a população não quer passar por crises governamentais. Nosso histórico desse tipo de situação já é o bastante para sabermos o alto custo disso. Já está passando da hora de nos tornarmos uma nação progressista e evoluída, nos moldes daquelas que são consideradas de primeiro mundo.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 17/05/2019
Código do texto: T6649244
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.