O Pra Sempre Acaba

Talvez, a amizade tenha as mesmas fases de um amor. O encantamento existente no início de uma amizade, me parece igual aquele que surge no começo de um namoro. O riso de felicidade em ambas as situações, é sempre fácil e muito frouxo.

Penso que durante a infância e até na adolescência, esse estado de encantamento, seja bem mais puro e verdadeiro que na fase adulta. A criança e o adolescente, geralmente não age só pensando em si próprio. Pensar também no outro, é o seu lema.

Nesse período da vida, a gente adquire o hábito comum de compartilhar o que temos. A gente compartilha os brinquedos, o videogame, o lanche na escola, até nossas roupas se preciso. Mas não somente isso. A gente compartilha momentos e sentimentos.

Quando vem a juventude, com ela chegam as mudanças. A faculdade e o trabalho embora necessários, acabam se tornando vilões das amizades. Claro, precisamos de uma profissão para sobreviver. Desse modo, os amigos vão se fragmentando pelo caminho. Uns mudam de cidade, de estado ou até mudam de país.

Pela mesma ocasião que perdemos nossos velhos amigos, vamos fazendo novas amizades. E quando menos esperamos, a gente termina percebendo que o pra sempre acaba. Sim os amiguinhos da infância e da adolescência se foram. Começa um novo ciclo em nossas vidas.

Com os amigos da fase adulta, surgem outros tipos de brincadeiras. Um rodízio de pizza com a turma da faculdade, um churrasquinho com a galera do trabalho, uma pelada no domingo e por aí vai. São novos momentos, que irão se transformar em boas histórias e que farão brotar novos sentimentos dentro da gente.

Haverão momentos, em que o presente e o passado irão se bater. Porém, esses momentos não passarão de meros acasos como um breve encontro num estacionamento, numa fila de banco ou posto de gasolina. A gente diz que vai marcar um encontro, para relembrar os velhos tempos. No entanto, isso nunca irá dar certo.

É por isso que comparo a amizade com o namoro. Um namoro quando termina, abre a porta para um novo relacionamento. A gent até pode terminar o novo para reviver o antigo. Mesmo assim, nunca será como antes. E o reencontro com um velho amigo, não trará o encanto de antigamente. Apenas saudades e um frio na barriga.

Marcondes Cruz
Enviado por Marcondes Cruz em 17/05/2019
Código do texto: T6649524
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.