Trilha sonora da minha vida

Nostalgia é uma espécie de sentimento que trás à tona emoções, saudades, lembranças de tempos passados.

Comecei a lembrar de músicas, que é algo muito presente em toda a minha vida, de minha antiga vitrola, meu primeiro gravador, meu primeiro aparelho de som 3 em 1, com aquelas enormes caixas de som, e pensei em fatos, momentos marcantes, uma verdadeira retomada de situações, coisas boas e algumas ruins também, e fui chegando a uma conclusão, a trilha sonora de minha vida, é uma vasta coletânea.

Iniciei a listagem das músicas, mais de 50, nacionais e internacionais, foi quando percebi que havia esquecido das músicas italianas, francesas, latinas e até das árabes que aprecio também.

Pensando nas músicas, recordei minha infância, das músicas que mamãe cantava, dos sambas que papai adorava (e eu detestava), das músicas que cantava com meu avô – “...aquela colcha de retalho que tu me deste...”(parece que escuto ele cantando), das marchinhas de carnaval que a vovó gostava, dos cantos da missa – “eu era pequeno nem me lembro...”, das festas de escola, da serenata que eu recebi aos 15 anos – “...como é grande o meu amor por você...”, dos amores platônicos e dos vividos, das viagens, das festas – Bee Gees, Elvis, do meu casamento onde eu escolhi cada música – “Memory ”. As músicas que eu cantava para minhas filhas quando elas ainda estavam em meu ventre, e depois para poderem dormir – “...fizemos a última viagem, foi lá pro sertão de Goiás...” era tão engraçado eu cantava um vasto repertório, mas ela (filha mais velha) só dormia ao som de “Chico Mineiro”.

Continuei recordando de tantas músicas cantadas no chuveiro, das aprendidas com as minhas filhas, das que meu marido e eu gostávamos muito e de outras que só ele gostava, ou só eu gostava.

Ri muito, me emocionei, chorei, recordei, e acima de tudo agradeci a Deus, por sentir esta nostalgia gostosa em forma de saudade, e ao mesmo tempo ter tanta coisa para relembrar... pensei, ainda irei incorporar muitas outras músicas e fatos até que a trilha chegue ao fim, pois como diz uma de minhas músicas preferidas “...dust in the wind, everything is...dust in the wind...”.

23/09/2007

Tema: “Nostalgia”, proposto no Fórum do Recanto das Letras – Tópico: Crônicas.