Os Deseducados e Os despolitizados

Quem já foi panfleteiro pago ou não, em campanhas eleitorais,depara com cenas muito engraçadas ou desagradáveis. Esse “Bico” está se acabando devido as redes sociais na internet. As campanhas são virtuais, o corpo a corpo já perdeu terreno. A seguir as cenas engraçadas e as desagradáveis.

Em 1989, na campanha “Urgente Lula Presidente” uma jovem estudante do segundo grau, me disse que não votaria num comunista, dizia que Lula era um comunista. Tentei persua-la sem sucesso. Debate veem debate vai, pergunte-a em quem votaria,ela estava indecisa entre Collor e Roberto Freire. Collor era um candidato de extrema direita, Roberto Freire de extrema esquerda, e Lula era o comunista!... Quanta despolitização! A linda garota estudante, era uma desinformada e analfabeta política. Só não a perguntei porque o cabrito caga redondo, para não criar cisão.

Nesta mesma campanha dei um panfleto a um rapaz com toda educação de abordagem, ele atirou-o acintosamente no chão, abaixei, peguei o panfleto, o desamasseio, dizendo;: “Esse panfleto custou dinheiro”.

Em 2002 em campanha eleitoral, ao abordar um Senhor educadamente: como vai o Senhor? Me respondeu rispidamente: “Vou bem as minhas custas.”

Uma senhora me respondeu ao pedi-la voto para o Lula: “Lula é meu pastor, por isso estou pastando.”

Mas é de salientar que os e apoios e elogios eram mil vezes mais, que os desaforos.

Panfleteiros políticos tem que ter equilíbrio emocional.

Para os panfleteiros remunerados, são espinhos do trabalho. Para os militantes idealistas; machuca o ego.

São pequenas amostras da árdua luta ideológica.

Lair Estanislau Alves.