O Pacto


Os três poderes fizeram um pacto, algo simbólico , registrado e amplamente veiculado. Trocando em miúdos, o tal pacto, nada mais é que uma espécie de "trégua" e compromisso velado, de que cada um dos poderes aceita ficar no seu quadrado, sem invadir ou deliberar sobre os assuntos de outros. O que vemos neste inicio de ano, o poder executivo e legislativo num embate que viraliza nas redes, com declarações, notas e tuíters para todos os gostos. O STF, como representante do poder judiciário também põe a colher neste  angu e por vezes, azeda mais o caldo. Enfim, fazemos pacto quando queremos apaziguar os ânimos e tentar encontrar um meio termo, mesmo que haja tanta dissonância entre as ´partes, e neste caso, as divergências são recorrentes e recaem sobre o cidadão com leis, normas e decisões mal gerenciadas que afetam o cotidiano e desmantelam o alicerce de progresso da nação.
 
Tomara que este pacto tenha valia e seja respeitado por seus "atores", pois aqui do outro lado há milhões de brasileiros aguardando medidas de fomento econômico que destravem a estagnação em que se encontra o Brasil, e crie expectativas e possibilidades de crescimento reais e tangíveis e não fique somente no blá, blá, blá... tão comum entre os representantes dos três poderes.
 
Eu compactuo com a ideia de que é possível conseguir melhorias e há chances muito altas de sairmos do "vermelho", mas para isto precisa-se de empenho e menos confrontos. Vivemos uma crise de desemprego alta e sem perspectiva de melhora se não houver Reformas e leis que produzam efeito a curto prazo para os que estão aí, e a longo prazo para os que virão, então, é difícil cortar na carne, mas temos que fazer concessões, pensando no futuro dos nossos, e nossos edis e caros membros do judiciário, bem como todo stafe do executivo também poderia aderir a esta chamada de "bom senso" para fazer valer uma nação mais estável e progressiva. Claro, são quimeras, pois em grande escala, só há preocupações individuais e não coletivas, e o que importa para muitos é seu bolso recheado em detrimento de empregos e um porvir mais estabilizados.
 
Que este mero e simbólico "Pacto" faz efeito, por mínimo que seja de fazer andar Projetos em tramitação no Congresso ( que está quase às portas de outro recesso - Julho), e assim possamos sair desta situação impactante que nos encontramos.
 
Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 29/05/2019
Reeditado em 11/06/2019
Código do texto: T6659577
Classificação de conteúdo: seguro