A Locomotiva da Vida

Das experiências cotidianas que tive, pude observar o quanto foi bom ter vivido até aqui bons e maus momentos. No meu mundo, sempre procurei me doar às pessoas que passaram por ele. Algumas deixaram saudade e enquanto outras simplesmente passaram. Em cada momento vivido, senti as mais puras e mais fortes emoções e digo com todas as letras: valeu a pena!

Aprendi a conduzir a locomotiva da vida com braços fortes, muitas vezes, até em contraposição ao estabelecido pelo poder do status quo. Sobrevivi a tudo e a todos, porque a minha escola teve nada menos do que o mais e o maior mestre: meu querido e saudoso avô.

Hoje, a noite está calma e minha alma chora a dor da saudade e a agonia do tempo que passou tão rapidamente, que levou consigo sonhos e desejos tão queridos que se perderam pelos caminhos. O meu coração mergulha nas reminiscências e, apertado nas recordações, declara que pertenci a ti e que, por toda a vida, pensará em ti e esperará por ti.

“Saudade... Que bom sentir saudade! Muitas vezes na saudade, encontro a felicidade”.

Dizem que o melhor é viver e ser amado! A vida registra sentimentos e emoções diversas. O amor também faz sofrer por que entregamos a ele todos os nossos sonhos, sentimentos, projetos, segredos, enfim, nossas vidas, tudo de uma só vez, muitas vezes, sem pensar nas consequências.

Deveríamos, na verdade, nos entregar gradativamente e sentindo o retorno que esse amor nos reserva ou oferece gradual e lentamente. Aqui, a lei é adversa dos ensinamentos bíblicos: “tudo que se faz para o próximo, mais próximo, espera-se receber em troca à mesma coisa ou em dobro”. Ou ainda, em conformidade com a lei de causa e efeito: “aqui se faz, aqui se paga”.

Muitas pessoas, por mais que sintam o amor, que vivam bem com seus parceiros ou que sintam prazer nesse amor, acabam querendo sempre mais. Acabam sentindo-se sozinhas e, às vezes, transformam esse amor em infelicidade ou em adultério. São aquelas que querem sempre mais e por mais que tenham, nunca estão satisfeitas e felizes. A depressão é o sintoma que mais influencia e o sentimento do amor verdadeiro, sonhado, começa a morrer e termina sem explicação.

“O amor tem seus segredos e mistérios, cabe a cada um ter o discernimento necessário de, no momento certo, desvendá-lo, descobrí-lo. Depois disso, cabe-nos, dividí-lo em partes iguais”.

Temos a certeza de uma coisa: “a felicidade está dentro de cada um de nós”. A partir dessa descoberta, poderemos viver melhor e sentir os prazeres também os da carne de forma mais intensa. E para que isso aconteça, temos que imaginar o seu desejo real.